17/05/2025 às 04:53
Frente fria avança sobre o Brasil a partir de domingo. O novo sistema será rápido, mas com potencial para provocar chuvas intensas e tempestades, áreas do Sul e Sudeste podem ser afetadas.
O final de semana contará com viradas de tempo em algumas regiões do Brasil. A chegada de um novo sistema frontal pode provocar chuvas intensas e tempestades sobre a Região Sul. O estado gaúcho deverá registrar os maiores acumulados até domingo (18).
Antecipando a chegada da frente fria, as temperaturas se elevam em algumas partes do Brasil. Com as temperaturas mais altas e a presença de nuvens, os dias terão a sensação de tempo abafado, principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A frente fria chega ao Brasil neste domingo (18) e com potencial para chuvas intensas e tempestades.
Nova frente fria chega no domingo
Neste sábado (17), o tempo fica firme e quente em diversos estados brasileiros, conforme dito nas últimas postagens da Meteored | Tempo.com, o afastamento da massa de ar frio em direção ao oceano e a formação de uma nova frente fria, que vai avançar sobre o Brasil, promove a elevação das temperaturas devido a convergência de massa de ar quente para a região centro-sul do país.
O sábado (17) começa com nebulosidade sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, mas com baixa chance de chuva. Durante a tarde , com a aproximação da frente fria, o tempo permanece fechado e as chances das primeiras chuvas ocorrerem no início da noite aumentam.
Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de domingo (18), segundo o modelo ECMWF.
Por outro lado, cidades do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro vão amanhecer com o tempo limpo e estável, o que deve permanecer até metade do dia. Uma vez que a previsão indica que nebulosidades se formam no período da tarde e cobrem o sul dos estados paulista e sul-mato-grossense.
O domingo (18) começa com previsão de chuvas intensas sobre o oeste do Rio Grande do Sul. As cidades de Uruguaiana/RS e Alegrete/RS devem ficar em alerta, há riscos de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, não são descartados os registros de queda de granizo.
No período da tarde o sistema frontal avança rapidamente sobre o estado gaúcho provocando chuvas intensas e tempestades em outras regiões do estado. A capital Porto Alegre/RS também possui previsão de chuva que deve ocorrer entre a tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira (19).

Mapa de precipitação acumulada no domingo (18).
Os maiores volumes de precipitação acumulada até o domingo (18) são previstos para o sul do Rio Grande do Sul e não possuem previsão de ultrapassar os 50 mm.
Confira a lista abaixo:
Uruguaiana/RS - 24,6 mm
Quaraí/RS - 30 mm
Herval/RS - 22,5 mm
Previsão do tempo
tempo.com / Fonte: Meteored
Tirol anuncia megainvestimento de R$ 200 mi em SC para construção de fábrica de leite em pó
Vandalismo no Cemitério de Herval d’Oeste
Giro Policial. Prisões, violência e serviçoa essencial da PM
Semana começa com temporais isolados e chuva intensa em Santa Catarina
Banda Clarins de Sião: 60 Anos de Louvor
Dengue SC: Estado se mobiliza com ações de enfrentamento ao Aedes aegypti
Cientistas: Névoa cerebral causada pela COVID
Festival Santa Catarina Canta encerra as semifinais em Joaçaba
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST