Portal Cidadela

EMPREGO

Câmara será parceira na realização de evento voltado a pessoas com deficiência

15/08/2025 às 21:36

A Câmara de Vereadores de Joaçaba será uma das entidades parceiras na realização do Feirão de Empregos para Jovens Aprendizes para público PCD – Pessoas com Deficiência. A vereadora Jaqueline De Marco (PP) é quem está representando o Poder Legislativo junto a Comissão Organizadora do evento que conta com diversas entidades. Entre elas, a Vara do Trabalho da 12ª Região, Poder Executivo de Joaçaba, representado por diversas secretarias, OAB Seccional Joaçaba, CIEE, Sesi, Senac, Senai, INSS e Apae. O grupo esteve reunido na Câmara tarde desta sexta-feira (15).

O objetivo, segundo os organizadores, será conectar candidatos ao mercado de trabalho com empresas que oferecem vagas, promovendo a inclusão social. De acordo com a vereadora, a iniciativa vai envolver também os municípios de Herval d’ Oeste e Luzerna. A data em que o evento será realizado ainda está sendo avaliada. No entanto, deverá ocorrer entre setembro ou outubro. 

Encontro Regional em Joaçaba

Na última quarta-feira (13), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Joaçaba foi palco de um importante encontro regional dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, reunindo mais de 50 participantes de diversos municípios da região da AMMOC.

Promovido pelo Colegiado de Assistência Social da AMMOC (COAS) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina (CONEDE/SC), o evento teve como objetivo promover a formação, sensibilização e articulação dos conselhos locais, reforçando a importância de sua atuação na garantia e efetivação dos direitos da pessoa com deficiência.

O encontro contou com a presença do vice-presidente do CONEDE/SC, Jairton Fabeni Domingos, e do secretário Alexandre Belino, que conduziram palestras sobre os temas: "Pessoa com Deficiência e Capacitismo" e "A Importância do Conselho Municipal na Efetivação dos Direitos da Pessoa com Deficiência". As exposições trouxeram reflexões fundamentais sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e o papel estratégico dos conselhos municipais na formulação de políticas públicas mais inclusivas.

Durante a tarde, os participantes, entre eles gestores públicos, trabalhadores do SUAS, profissionais da saúde, educação, cultura, e conselheiros municipais tiveram a oportunidade de dialogar, trocar experiências e fortalecer o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, acessível e democrática.

 

Adriana Panizzi / Assessoria de Imprensa da CMJ