29/05/2025 às 22:10
A vereadora Rita Weis tem realizado um trabalho de esclarecimento junto à população de Joaçaba sobre o acesso à castração gratuita de cães e gatos. Segundo ela, muitas pessoas ainda desconhecem seus direitos garantidos por leis municipais que objetivam o bem-estar animal e o apoio às famílias de baixa renda.
Rita explica que famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda mensal de até três salários mínimos têm direito à castração gratuita de seus animais. Para isso, é necessário realizar o cadastro no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), localizado no bairro Cruzeiro do Sul. Todos os moradores da residência devem apresentar documentação pessoal, comprovantes de residência e renda.
Após o cadastro no CadÚnico, o responsável pelo animal deve se dirigir à Vigilância Sanitária da Prefeitura, onde será feito o registro do animal e fornecido um número de telefone para contato. A partir daí, o tutor aguarda o chamado da clínica veterinária parceira para realizar o procedimento.
“A castração é fundamental para evitar crias indesejadas, reduzir o abandono de animais e prevenir doenças. Além disso, contribui para a melhoria do comportamento dos pets”, destacou a vereadora. Ainda conforme Rita, para ser atendido no CREAS, é necessário agendamento prévio.
Trânsito
A vereadora também apresentou um projeto de lei para oficializar a nomenclatura de uma via no bairro Tobias. Trata-se de um trecho perpendicular à Rua Santos Dumont, que até o momento não possuía nome legalmente reconhecido. A proposta, baseada em um abaixo-assinado dos moradores, visa denominar a via como "Travessa Santos Dumont".
Adriana Panizzi / CMJ
Joaçaba Futsal recebe o Foz Cataratas neste sábado pela Liga Nacional
Mulher é presa por tráfico de drogas em Campos Novos.
Pronta resposta: “Roubou e não carregou”
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282
Matou companheira na frente da filha e vai ficar 37 anos na prisão