29/05/2025 às 22:10
A vereadora Rita Weis tem realizado um trabalho de esclarecimento junto à população de Joaçaba sobre o acesso à castração gratuita de cães e gatos. Segundo ela, muitas pessoas ainda desconhecem seus direitos garantidos por leis municipais que objetivam o bem-estar animal e o apoio às famílias de baixa renda.
Rita explica que famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda mensal de até três salários mínimos têm direito à castração gratuita de seus animais. Para isso, é necessário realizar o cadastro no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), localizado no bairro Cruzeiro do Sul. Todos os moradores da residência devem apresentar documentação pessoal, comprovantes de residência e renda.
Após o cadastro no CadÚnico, o responsável pelo animal deve se dirigir à Vigilância Sanitária da Prefeitura, onde será feito o registro do animal e fornecido um número de telefone para contato. A partir daí, o tutor aguarda o chamado da clínica veterinária parceira para realizar o procedimento.
“A castração é fundamental para evitar crias indesejadas, reduzir o abandono de animais e prevenir doenças. Além disso, contribui para a melhoria do comportamento dos pets”, destacou a vereadora. Ainda conforme Rita, para ser atendido no CREAS, é necessário agendamento prévio.
Trânsito
A vereadora também apresentou um projeto de lei para oficializar a nomenclatura de uma via no bairro Tobias. Trata-se de um trecho perpendicular à Rua Santos Dumont, que até o momento não possuía nome legalmente reconhecido. A proposta, baseada em um abaixo-assinado dos moradores, visa denominar a via como "Travessa Santos Dumont".
Adriana Panizzi / CMJ
Tirol anuncia megainvestimento de R$ 200 mi em SC para construção de fábrica de leite em pó
Vandalismo no Cemitério de Herval d’Oeste
Giro Policial. Prisões, violência e serviçoa essencial da PM
Semana começa com temporais isolados e chuva intensa em Santa Catarina
Banda Clarins de Sião: 60 Anos de Louvor
Dengue SC: Estado se mobiliza com ações de enfrentamento ao Aedes aegypti
Cientistas: Névoa cerebral causada pela COVID
Festival Santa Catarina Canta encerra as semifinais em Joaçaba
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST