24/07/2025 às 14:46
A Unoesc encerrou a participação na 68ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), na terça-feira (22), com a conquista de 13 troféus, sendo oito de primeiro lugar, dois de segundo lugar e três de terceiro lugar. Os resultados garantiram à Instituição o quarto lugar geral da competição, além da presença nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
Promovidos pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) e pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), os JUCs 2025 foram realizados em Criciúma e envolveram atletas de 28 Instituições de Ensino Superior (IES). Em disputa, 18 modalidades coletivas e individuais.
A Unoesc foi representada por 135 atletas. Os oito troféus de campeão ficaram com as modalidades: Counter-Strike 2 (CS2); judô feminino; xadrez masculino por equipes; badminton feminino por equipes; basquetebol masculino; voleibol masculino; voleibol feminino; e futsal masculino. O basquetebol feminino foi vice-campeão, assim como o badminton masculino por equipes. Já o League of Legends (LoL), o xadrez feminino por equipes e o tênis de mesa paradesportivo ficaram com o troféu de terceiro lugar.
A Instituição também somou 23 medalhas na competição: dez de ouro, oito de prata e cinco de bronze. As de ouro foram conquistadas: pelo CS2; pelo basquetebol masculino; pelo voleibol masculino e feminino; pelo futsal masculino; no badminton feminino, com a atleta Letícia Andres Pinto; e no judô feminino, com as atletas Ana Lia Soares (Sênior Feminino Meio-Pesado, -78kg), Fabienne Wimpissinger (Sênior Feminino Pesado, +78kg), Mariah Victoria Comel Dal Prato (Sênior Feminino Médio, -70kg) e Eduarda Deluque Gasparetto (Sênior Feminino Meio-Médio, -63kg).
A Unoesc foi medalha de prata: com o basquetebol feminino; no xadrez masculino, com o atleta Pedro Henrique Constantino; no xadrez feminino, com a atleta Maria Eduarda Papini Gomes; no badminton masculino duplas, com os atletas Erick Tomachinski Costa e Adriel de Mattos; no judô feminino, com as atletas Nathalia Isabeli Moreira (Sênior Feminino Meio-Leve, -52kg) e Alessandra Ana Christ (Sênior Feminino Pesado, +78kg); e no judô masculino, com os atletas Jhonathan Willian Guimarães (Sênior Masculino Leve, -73kg) e Adryan Sagaz Lucas (Sênior Masculino Ligeiro, -60kg).
Já as medalhas de bronze foram conquistadas: no LoL; no xadrez masculino, com o atleta Fernando José Pereira de Dea; no tênis de mesa paradesportivo, com o atleta Wellington Juvencio da Silva; no badminton masculino individual, com o atleta Adriel de Mattos; e no judô feminino, com a atleta Vittórya Sant'Anna (Sênior Feminino Pesado, +78kg).
Também participaram da competição no basquete 3x3 masculino, no tênis de mesa masculino e tênis masculino. A Unoesc ainda ficou com o quarto lugar geral no judô masculino.
— Os resultados nos JUCs enaltecem o incentivo da Unoesc ao desporto universitário. Parabenizamos os atletas e as comissões técnicas pela dedicação e comprometimento em representar a Instituição — ressalta o reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco.
Judô e eSports
Três modalidades dos JUCs 2025 foram antecipadas. O judô aconteceu nos dias 12 e 13 de julho, em Santo Amaro da Imperatriz. Já, nos meses de abril e maio, foi realizada a seletiva estadual do eSports com jogos do LoL e CS2.
Fotos: Encaminhas pela Assessoria sem identificação dos autores.
Alessandra de Barros e Mayelle Hall / Assessoria de Imprensa da Unoesc de Joaçaba
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna