19/06/2025 às 01:28
O inverno astronômico inicia nesta sexta-feira (20), saiba o que esperar do clima nesta estação e como interpretar a previsão climática.
O inverno astronômico de 2025 começa na sexta-feira (20), às 23h42 (horário de Brasília). Essa data marca o solstício de inverno, momento em que o Hemisfério Sul está mais inclinado para longe do Sol, resultando no dia mais curto e na noite mais longa do ano.
Já na meteorologia, o inverno é definido com base em padrões climáticos e compreende os meses mais frios do ano: junho, julho e agosto (JJA).
A seguir, analisamos a previsão sazonal do modelo ECMWF, iniciada em maio, com foco em chuva e temperatura. Vamos entender o que ela indica — e, mais importante, como interpretar essas informações.
Precipitação
A previsão do modelo ECMWF indica que:
A maior parte do Brasil deve ter precipitação dentro da média histórica para a estação
Na região Norte, há 40 a 60% de chance de chuvas acima da média, com anomalias de até +50 mm
No Sul, há áreas com risco de chuva até 50 mm abaixo da média, mas na maior parte da região não há probabilidade significativa para esta previsão
O litoral do Sudeste pode registrar chuvas ligeiramente acima da média, com até 50% de probabilidade
Mas será que isso vai se confirmar? A ausência de fenômenos como El Niño ou La Niña, que influenciam fortemente o clima do Brasil, aumenta a incerteza nas previsões para este inverno.
Probabilidade da precipitação ficar acima ou abaixo da média (esquerda) e previsão de anomalia de precipitação em mm (direita). Créditos: ECMWF.
A Meteored | Tempo.com interpreta que, apesar do modelo prever chuva acima da média na região Norte, as anomalias positivas de temperatura da superfície do mar (TSM) no Oceano Atlântico Norte tendem a reforçar a temporada de furacões por lá e desviar a umidade da Amazônia em direção ao Hemisfério Norte. Com isso, a precipitação na região Norte tende a ser entre a média a abaixo da média.
Devido a ausência de padrões de grande escala que afetam fortemente a variabilidade climática, a predominância será de sistemas transientes como frentes frias e cavados, e as chuvas serão dentro da média no restante do país. Porém, acredita-se que Sul e o Nordeste devem ter episódios de chuvas extremas, mesmo que, na média, a precipitação seja normal.
Temperatura
A rodada do modelo ECMWF mostra:
50 a 60% de chance de temperatura até 1°C acima da média no Rio Grande do Sul e parte do Sul do Brasil
70% de chance de temperaturas até 1°C acima da média no Sudeste e meio norte da Região Sul
70 a 100% de chance de anomalias positivas no Centro-Oeste e interior do Nordeste, podendo alcançar +2°C em relação à média
Mas isso significa que não vai fazer frio? Não. Na verdade, espera-se que o inverno de 2025 seja mais frio do que o de 2024, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.
Probabilidade da temperatura ficar acima ou abaixo da média (esquerda) e previsão de anomalia de temperatura em °C (direita). Créditos: ECMWF.
Isso porque, mesmo com temperaturas médias mais altas, a estação deverá ser marcada pela passagem de sistemas de alta frequência, como cavados, ciclones, frentes frias e suas massas polares. Este sistemas que podem provocar chuvas intensas e quedas bruscas de temperatura, com episódios de frio intenso, ainda que por períodos curtos.
Como interpretar previsões sazonais?
As previsões climáticas de estações como o inverno são baseadas em médias dos próximos três meses, e não em dias ou semanas específicas.
Por isso, quando dizemos que a temperatura pode ficar acima da média, isso não significa que não vai fazer frio.
Por exemplo, junho já tem apresentado temperaturas abaixo da média no centro-sul do Brasil. Mas se julho e agosto forem mais quentes, o inverno como um todo pode fechar com média acima do normal. O mesmo vale para a chuva: mesmo que a previsão indique "chuvas dentro da média", eventos extremos podem ocorrer - como já vimos este mês no Sul e no Nordeste.
Ana Maria Pereira Nunes / METEORED
Unoesc participa de campanha alusiva à Semana Nacional do Trânsito em Joaçaba
Empresário do Oeste perde R$ 1 milhão ao acreditar que conversava com Elon Musk
MP recorre e pede aumento de pena para Claudia por homicídio de Valdemir
Município de Passos Maia deve regulamentar atuação de Agentes Comunitários de Saúde
Drogas com serviço de delivery em Joinville
Três pessoas são presas com 10 kg maconha em Rio Negrinho
Mandado de Prisão pela Polícia Militar em Campos Novos.
Primeira frente fria de setembro avança pelo Sul: risco de chuvas extremas e tempo severo até sexta-feira, 5
PM recupera dois veículos furtados, em Herval d’Oeste