13/07/2025 às 16:36
Os deputados Padre Pedro Baldissera e Neodi Saretta vão se reunir nesta segunda-feira (14) com os também deputados Luciane Carminatti e Fabiano da Luz para propor um acordo que garanta a unidade do PT no encerramento do Processo de Eleição Direta (PED) do partido. Conforme a proposta, Luciane e Fabiano, que disputam a presidência estadual em segundo turno, vão compartilhar o comando do partido nos próximos quatro anos, dois anos cada, e compor a direção da executiva com a inclusão de todas as forças e correntes internas.
“Esse acordo, que levaremos à Luciane e ao Fabiano, tem como objetivo fundamental garantir a unidade partidária, com o compartilhamento do comando em dois períodos, de dois anos para cada um deles, e a não realização do segundo turno. A proposta também pressupõe compartilhar as responsabilidades partidárias entre todas as forças internas e o fortalecimento do projeto do PT para eleições gerais de 2026”, explicou Padre Pedro, que foi o terceiro colocado no primeiro turno do PED, realizado no último dia 6.
A proposta de unidade que compartilha o comando do PT catarinense nos próximos quatro anos tem foco nas eleições de 2026, quando o partido estará unido e coeso para garantir a reeleição do presidente Lula, eleger o governo de Santa Catarina e o maior número possível de parlamentares federais e estaduais. A direção executiva estadual será composta também por acordo, considerando a proporcionalidade das votações, contemplando todas as correntes internas.
“Um gesto de responsabilidade para unificar o PT diante dos desafios da conjuntura nacional e estadual, fortalecendo o projeto de reeleição do presidente Lula, e construir uma chapa forte e consistente para a disputa do governo do estado e do senado em 2026. E a executiva estadual também seria composta por acordo, contemplando todas as correntes internas”, disse o deputado Neodi Saretta. O atual presidente do partido Décio Lima, presidente nacional do Sebrae, também foi comunicado da proposta.
Mário Serafin / Assessoria do PT
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna