19/08/2025 às 14:02
Na manhã de segunda-feira, 18, o teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba, foi palco da solenidade de formatura de 335 estudantes do 3º ano do ensino médio, das redes pública e privada, participantes do Programa Protetores do Lar, desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
O programa tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a prevenção da violência doméstica e familiar, formando multiplicadores de conhecimento capazes de promover uma cultura de respeito, proteção e igualdade e foi realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secretaria de Assistência Social, Conselho dos Direitos da Mulher, curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e instituições de ensino do município.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de representantes das escolas participantes. Compuseram o dispositivo de honra o comandante do 26º BPM, tenente-coronel José Ronaldo Branco, o Juiz de Direito, Carlos Henrique Gutz Leite de Castro, a Promotora de Justiça, Francieli Fiorin, o delegado regional, Gilmar Bonamigo, o presidente da OAB Joaçaba, Gilson Antonio Giumbelli Junior e, por fim, a coordenadora regional de educação, Beatriz Colusso Zagonel.
Durante a solenidade, os formandos participaram de um ato de juramento, conduzido pelo major Alesandro Moreira Rodrigues, comprometendo-se a defender os direitos das mulheres contra todas as formas de violência, física, psicológica, patrimonial, sexual ou moral. Houve ainda entrega de homenagens aos parceiros e colaboradores do programa, com destaque para autoridades municipais, representantes da OAB e educadores que contribuíram para a realização do projeto.
O evento foi abrilhantado por apresentações culturais do Coral da Unoesc e do músico Luiz Fernando Spessatto, que reforçaram o caráter cívico e comunitário da cerimônia.

Adiante, em suas falas, a coordenadora regional de educação, o comandante do 26º BPM ressaltaram que o projeto vai além do aprendizado em sala de aula, representando um compromisso com a transformação social e a formação de jovens preparados para atuar como agentes de conscientização e de mudança em suas casas, escolas e comunidades. Destacaram ainda que, ao unir esforços pela causa da proteção e do respeito às mulheres, dá-se um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e segura.

O Programa Protetores do Lar faz parte das ações preventivas da Rede Catarina de Proteção à Mulher, iniciativa da Polícia Militar que busca reduzir os índices de violência doméstica por meio da educação e da conscientização. Em Joaçaba, o projeto reuniu esforços da comunidade escolar e de entidades locais, consolidando-se como um exemplo de cooperação em prol da cidadania e da dignidade humana.
Por Cabo Simone Marques Moreira Vanini / 10ºCRPM/26ºBPM – 26º Batalhão de Polícia Militar - Herval d'Oeste
Tirol anuncia megainvestimento de R$ 200 mi em SC para construção de fábrica de leite em pó
Vandalismo no Cemitério de Herval d’Oeste
Giro Policial. Prisões, violência e serviçoa essencial da PM
Semana começa com temporais isolados e chuva intensa em Santa Catarina
Banda Clarins de Sião: 60 Anos de Louvor
Dengue SC: Estado se mobiliza com ações de enfrentamento ao Aedes aegypti
Cientistas: Névoa cerebral causada pela COVID
Festival Santa Catarina Canta encerra as semifinais em Joaçaba
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST