14/07/2025 às 10:07
Redução de ritmo na indústria reflete juros altos e cenário externo incerto. (Foto: Freepik)
A produção industrial de SC cresceu 4,8% de janeiro a maio, de acordo com o IBGE. O resultado coloca a atividade industrial catarinense na terceira posição entre os locais pesquisados no período. Dados compilados pelo Observatório FIESC apontam que os setores que mais impactaram o desempenho no período foram fabricação de produtos de metal, com avanço de 19,3%; fabricação de móveis, com incremento de 10,3% e máquinas e equipamentos, com alta de 8,8% no acumulado do ano até maio, na comparação com igual período do ano passado.
O economista Marcelo de Albuquerque, do Observatório FIESC, avalia que a atividade industrial já vem mostrando uma limitação ao crescimento, diante de uma política monetária mais restritiva. “A alta taxa de juros, aliada à pressão inflacionária e ao cenário externo instável - com compradores internacionais em compasso de espera em alguns segmentos - têm influenciado a produção industrial”, afirmou.
Albuquerque explica que a diversidade industrial de Santa Catarina é um fator positivo. “Enquanto algumas cadeias produtivas como a de bens de capital já mostram sinais de desaceleração como resultado do ciclo de elevação da Taxa Selic, outras ainda se beneficiam de exportações em alta”, explica. O setor de madeira e móveis, por exemplo, apresentou incremento de 2,5% nas vendas ao exterior no primeiro semestre de 2025 em comparação com igual período de 2024.
Considerando o desempenho do mês de maio, a indústria de Santa Catarina recuou 0,2% frente a abril, número menos intenso do que a média do país, que foi de queda de 0,5% no período. Dados do IBGE apontam que, dos 15 locais pesquisados, nove apresentaram recuos na análise mensal.
Mário Serafin / Fonte: Comunicação Institucional e Relações Públicas - FIESC
Previsão do Tempo a partir de Domingo, segundo Meteored
Tribunal do Júri de Herval d'Oeste condena a mais de 18 anos de prisão réu que atacou ex-companheira com uma faca
Nepotismo: MPSC recomenda que Prefeito de Ouro exonere a sobrinha
Gaeco e PMSC deflagram operação para desarticular esquema de jogos de azar
Empresas do Oeste são alvo de operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Joaçaba realiza formatura do PROERD com participação de mais de 400 alunos
SC tem pioneirismo no atendimento pedagógico a estudantes migrantes
Santa Catarina, um Estado Norte-Americano, por Vinícius Lumertz
Polícia Civil deflagra operação “Falso Samaritano” - Roubou Hospitais