31/05/2025 às 20:09
Junho promete se iniciar como um mês mais chuvoso que o normal. Uma frente fria intensa pode avançar na segunda semana do mês, trazendo chuvas e temperaturas negativas para diversos estados brasileiros.
O mês de maio se despede com uma intensa frente fria e uma massa de ar polar que causaram chuvas fortes na região Sul, ventos intensos em diversos estados e uma queda pronunciada das temperaturas desde a região Sul do país até o Sudeste e o Centro-Oeste.
Agora, Junho se inicia com uma nova estação, o inverno, e a pergunta que fica é: haverá mais frentes frias ocorrendo nas próximas semanas? Teremos ocorrência de ondas de frio mais severas, ou será que, novamente, o inverno será muito quente e seco no país?
A verdade é que tudo indica que uma nova frente fria intensa ocorrerá já na segunda semana de Junho, atingindo estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Frente fria pode avançar na segunda semana de Junho
Por volta da segunda-feira (02), muita nebulosidade e chuva voltam a se formar no Sul e Sudeste do Brasil devido a um cavado que, ao longo desta semana, se desenvolve e se transforma em um ciclone que pode ocasionar ventos intensos.
Previsão de acumulados totais de chuva até quinta-feira mostra que o sistema pode causar chuvas expressivas no centro do país, com acumulados próximos dos 100 mm na região Sul.
Os estados mais afetados pela chuva serão o Paraná e Santa Catarina, onde os acumulados podem ultrapassar os 100 mm de chuva até a Quinta-Feira (05), quando o sistema já terá se afastado para o oceano.
Não será até por volta do dia 10 de junho, no entanto, que uma frente-fria avançará de fato pelo país, impulsionada por um ciclone mais ao sul. O sistema causará chuvas em todo o sudeste e chegará novamente até o Nordeste, assim como diversos sistemas frontais tem feito ao longo deste ano.
Previsão de pressão e chuva para o dia 10 de junho.
Previsão de pressão e chuva para o dia 10 de junho mostra uma frente fria avançando pelo país e ocasionando chuvas já na altura do Sudeste. Após sua passagem, as temperaturas caem.
Logo após sua passagem, uma massa de ar frio que deve fazer as temperaturas caírem em toda a região Sul, boa parte da região Sudeste e no Mato Grosso do Sul. Entre os dias 09 e 10 de Junho, previsões indicam a ocorrência de temperaturas abaixo dos 10°C em grande parte do Sudeste e do Sul do Brasil.
O modelo norte-americano GFS sugere que, novamente, temperaturas abaixo de zero serão registradas no Sul, especialmente nas regiões que compreendem a serra gaúcha, a serra catarinense e o extremo sul do Paraná.
Previsão de temperaturas no dia 10 de junho de madrugada.
Previsão de temperaturas no dia 10 de junho mostra grande parte do Sul e Sudeste registrando temperaturas abaixo de 10°C (verdes) e temperaturas negativas no RS, SC e PR.
Com isso, percebemos que já na segunda semana de Junho, uma nova frente fria bastante intensa irá avançar pelo país, causando chuvas e mais uma queda pronunciada das temperaturas nas regiões Sul e Sudeste.
EM RESUMO, as previsões indicam que chuvas voltam a se formar ao longo da primeira semana de Junho no Sul e no Sudeste, e por volta do dia 10, uma frente fria intensa avança, seguida de uma queda expressiva das temperaturas nestas regiões. No Sul, há previsão de temperaturas abaixo dos 0°C.
Como ainda falta um bom tempo para que a frente fria avance pelo país, os dias exatos da sua passagem e a intensidade do sistema ainda podem variar bastante na previsão.
Matheus Manente / Meteored / Tempo.com.
Nova decisão do TST favorece empresa de SC no tema ruído
Joaçaba Futsal recebe o Foz Cataratas neste sábado pela Liga Nacional
Mulher é presa por tráfico de drogas em Campos Novos.
Pronta resposta: “Roubou e não carregou”
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282