15/05/2025 às 02:33
Investigação apura suposto esquema de subcontratações ilegais, superfaturamento de serviços e recebimento de vantagens indevidas
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram uma operação nesta quarta-feira, 14, que tem como alvo uma organização social contratada pela Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina para gerenciar uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O nome da entidade não foi divulgado.
A investigação apura suposto esquema de subcontratações ilegais, superfaturamento de serviços e recebimento de vantagens indevidas, em contrato que previa a gestão da unidade localizada no Sul do Estado, com início em 2018, no valor de R$ 196 milhões.
A operação, nomeada Templo Vendido, cumpreu 15 mandados de busca e apreensão na capital, Florianópolis, e nos municípios de São José, Biguaçu, Palhoça, Criciúma, Araranguá e Curitiba.
Os auditores da CGU identificaram que a Organização Social subcontratou empresas as quais mantinham vínculo, e há suspeitas de que serviços prestados tenham sido superfaturados. Além disso, a investigação aponta que dirigentes e ex-dirigentes da entidade possam ter obtido outras vantagens indevidas.
A operação contou com 63 policiais federais e 10 auditores da CGU. As Organizações Sociais contratadas pelos governos estaduais para executar atividades ou serviços públicos devem ser instituições sem fins lucrativos. A Secretaria de Saúde catarinense foi procurada para comentar o caso, mas não respondeu até a publicação deste texto.
Mário Serafin / Fonte: ESTADÃO-SP
Sétima Rodada completa, veja a classificação do Brasileirão Série B
Operação mira esquema ilegal em contrato de R$ 196 milhões da Saúde em SC
Fraudes em Empréstimos Consignados
Prejuízo para o crime organizado: + de 660 kg de maconha apreendidos pela PRF em Santa Catarina
O governo encalacrado nas fraudes contra os “velhinhos aposentados do INSS”
Em Nova York, Jorginho apresenta potenciais de SC a investidores
Tudo é possível? (por Neusa Maria Breda)
Joaçaba terá novo Centro de Especialidades Médicas na antiga rodoviária
Festival Santa Catarina Canta será lançada dia 21 de maio