29/11/2025 às 01:01
Policiais rodoviários federais realizaram esta semana, nas BRs-282 e 480, no oeste e meio-oeste de Santa Catarina, uma operação focada no combate ao excesso de peso em veículos de carga.
Nos cinco dias de fiscalização (24 a 28/11), realizada em Chapecó, Xanxerê, Maravilha e Campos Novos, foram flagrados 29 veículos em situação irregular, totalizando 184 mil quilos a mais que o máximo permitido.
Todos os veículos foram removidos pro pátio. A maioria seguiu viagem depois de fazer o transbordo da carga excedente para outros caminhões e carretas. Outros permanecem retidos para regularizar não só o peso mas também outras pendências (pneus gastos, tacógrafos inoperantes, licenciamento vencido e falta de AET).
Além disso, sete embarcadores ou transportadores não tinham nenhum tipo de nota fiscal dos produtos, o que configura crime de sonegação fiscal. Um motorista também foi flagrado com mandado de prisão em aberto por não pagamento de pensão alimentícia.
O pavimento asfáltico é um patrimônio público. O peso acima do permitido causa buracos, rachaduras e desníveis. Quem paga a conta é toda a sociedade. Além disso, o veículo não foi projetado para levar a carga excedente. O sistema de freios e de suspensão ficam sobrecarregados, aumentando a chance de acidentes e trazendo riscos para o motorista.
Mário Serafin / Fonte: PRF/SC
Tiro de Guerra de Joaçaba - turma de 2025
Forum regional destino de fé
Prisões em Campos Novos e Vargem
Contrato do Master com mulher de Moraes previa pagar R$ 129 mi, diz jornal
Vencedores do 1º Prêmio Celesc de Jornalismo
Ricardo Menezes quer aumentar recursos destinados à habitação popular
Atualização: temporais em Santa Catarina
Chape de olho no elenco 2026, na série A
Governo do PT: Balança comercial tem pior resultado para novembro desde 2021