14/05/2025 às 15:07
Durante a última semana, a Unoesc promoveu, por meio do “Cultiva”, diversas manifestações artísticas com a realização da “Oliuni Cultural”, que ocorreu nos campi de Joaçaba, Videira, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste.
Estudantes da Universidade e dos colégios da Unoesc, além de membros da comunidade em geral demonstraram seus talentos. As performances foram assistidas pela comunidade acadêmica e por familiares daqueles que se apresentaram. De forma diversificada, apresentações culturais de teatro, poesia, dança e música, além de exposições artísticas de fotografia, desenho, pintura, artesanato e moda marcaram o evento.
Na Unoesc Joaçaba, o evento que também foi transmitido pelo perfil @cultura.unoesc foi acompanhado por cerca de 300 pessoas e totalizou 34 apresentações, duas delas que evidenciaram a inclusão por serem realizadas por pessoas com deficiência. O público que passou pelo Auditório Afonso Dresch pode ainda conferir 272 itens diversos em exposição.
Na Unoesc Xanxerê, foram seis apresentações musicais, uma de teatro, uma de dança, além de exposições de artesanato. Em Chapecó, o evento abrangeu também atividades artísticas, discussão de filmes, oficinas de ballet clássico, pilates, palhaçaria, entre outras temáticas que reuniram dezenas de estudantes.
Na Unoesc Videira, foram realizadas exposições de materiais do projeto “ECOA”, produtos sustentáveis, exposição de desenho, além de exposição e concurso de Cosplayers.
A “Oliuni Cultural”, de São Miguel do Oeste, contou com a participação “L&P DANCE”, além de apresentações do músico Beto Ruschel, da Banda “Os Forasteiros de Faraway”, que empolgaram o público presente na abertura da Oliuni Esportiva.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider, destacou que, em 2025, o evento foi organizado no mesmo calendário e ocorreu de forma institucional fortalecendo o movimento cultural que a Unoesc fomenta há anos.
— A cultura contribui para o desenvolvimento regional e é gratificante ver que tantos artistas tiveram a oportunidade de demonstrar seus talentos. Destaco o envolvimento de toda a comunidade acadêmica e parabenizo a todos os envolvidos na Oliuni Cultural — afirmou o professor Kurt.
Alessandra de Barros e Mayelle Hall / Assessoria de Imprensa da Unoesc de Joaçaba
Violência contra a mulher | Lei mais dura
Estudos: Nutrição em Oncologia
Abrigos de idosos clandestinos são fechados por Força Tarefa
Bebum bate na mulher e foi curar o porre no xilindró
Reunião orienta instituições para recursos dos Fundos da Criança, Adolescente e Idoso
Parceria Joaçaba e Estado vai investir R$ 6 milhões em melhorias em estradas do interior
Nova decisão do TST favorece empresa de SC no tema ruído
Joaçaba Futsal recebe o Foz Cataratas neste sábado pela Liga Nacional
Mulher é presa por tráfico de drogas em Campos Novos.