Portal Cidadela

POLÍTICA

O escândalo no INSS – apenas mais um!

30/04/2025 às 16:05

– Mais de seis bilhões de reais foram roubados de brasileiros aposentados pelo INSS. 

Em operação da Polícia Federal, desmantelou-se uma poderosa quadrilha que tomava dinheiro dos velhinhos da Previdência. Uma fraude que foi descoberta por ação da Polícia Federal. Agora os responsáveis precisarão ser devidamente responsabilizados.

A prisão de Fernando Collor de Mello – A prisão de Fernando Collor, determinada pelo juiz do Supremo, Alexandre de Moraes, nos parâmetros da operação conhecida como “Lava Jato”, está sendo amplamente criticada por grande parte da população brasileira, com forte repercussão nos meios políticos e jurídicos. Condenado por “estragos” na Petrobras, acusado de receber comissão pela facilitação a empresários em contratos com a mesma, de alguma forma ele tem que pagar pelos ilícitos cometidos. A questão é que querem entender como é que o cidadão é preso por crimes que, para outros, devidamente comprovados, não os mantém presos, todos cheios de condenações e repositores de dinheiro sujo obtido nas relações comerciais com a maior empresa do Brasil.

Bolsonaro internado e intimado na UTI de um hospital em Brasília – Uma coisa muito doida foi a intimação de Jair Messias Bolsonaro, nosso ex-Presidente da República, por uma oficial de Justiça e serviço do S TF, para que se defenda em Processo que tramita no mesmo. Até gente contrária a ele achou tudo um absurdo. E não adianta quererem justificar, dizendo que a ação é bem diferente da que livrou Lula, Sérgio Cabral, Palocci e outros. É difícil entender os argumentos lá do STF.

Dizem os “entendidos” da Suprema Corte, que se Bolsonaro é capaz de fazem uma live de dentro da UTI, também pode receber uma intimação naquele ambiente. Mas a coisa é um pouco diferente, leitores: Uma pessoa entrar na UTI de um hospital, da forma como isso aconteceu, pode colocar em risco a própria, o paciente, e todos os demais, pela compartilha de bactérias. Ainda, a questão não é apenas a intimação, mas o fato de que, tendo que se manifestar em cinco dias, é uma barbaridade. Sim que os advogados é que apresentam a defesa dele, mas é certo que os mesmos precisam conversar para estabelecer as linhas de defesa e argumentação. Quem tem o domínio dos fatos é sempre o acusado. Com relação a outras posições, tudo pode ser contestado.

O fato ganhou repercussão na imprensa mundial e houve manifestações críticas a isso, o que se estendeu também a outras situações que os togados têm oferecido, principalmente por aquele Relator que vocês conhecem tão bem quanto eu conheço.

Joaçaba tem linhas de ação para o Turismo – Pela primeira vez Joaçaba parece ter acordado para a importância do Turismo como fonte de renda e a cultura como fator de divulgação. O evento acontecido no Restaurante Terraço, na semana anterior, mostra que a administração Sartori e Dresch está levando o assunto muito a sério.

Em parceria com o SEBRAE, desenvolveram estudos e elaboraram um projeto de desenvolvimento da atividade turística. O case apresentado na ocasião foi elaborado didaticamente e é perfeito. Conte-se com a boa vontade, o empenho e dinamismo de Paulo Krause para que as ações programadas se tornem realidade. Temos muito potencial, bons produtos, mas vínhamos apenas no discurso. Agora a possibilidade é bem real. Gradativamente, muitos empresários que sempre estiveram com um pe atrás, podem ajudar a abraçar a causa, que também é minha.

 

Vilmar Campana – saudades ! – Vilmar Campana marcou época no futsal catarinense: Na sua juventude, o jogador hábil, dedicado e voluntarioso, era um dos destaques de Joaçaba e região. Campana, Roberto Ruaro, Eli e Edinho eram craques e constantemente “convocados” para defender equipes de outras cidades circunvizinhas. Fez fama pela sua dedicação ao esporte, uma figura notável. Os ginásios Dileto Bertaiolli, de Capinzal, e André Colombo, de Ouro, vestiam-se de gala para receber os joaçabenses que tinham a alegria nas pernas, a elegância nos movimentos e a raça dos deuses egípcios e romanos no corpo. Condolências aos familiares e aos amigos. Fique na Paz de Deus, craque Campana.

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

Euclides Riquetti /