30/05/2025 às 02:54
Uma combinação de fenômenos meteorológicos extremos atuou sobre a Região Sul do Brasil nesta semana.
Acumulados expressivos de neve, ciclone extratropical e inundações chamaram atenção e causaram transtornos no Sul do Brasil. Créditos: Reprodução/Internet.
Região Sul do Brasil vem enfrentando uma sucessão de eventos meteorológicos extremos. A combinação entre o avanço de uma intensa massa de ar frio, o desenvolvimento de um ciclone extratropical e volumes elevados de chuva resultou em impactos relevantes para a população e os serviços públicos, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Confira os detalhes!
Primeira neve do ano ocorre oficialmente na primaveraApesar de estarmos quase entrando no inverno meteorológico, que inicia oficialmente no dia primeiro de junho, a primeira neve oficial de 2025 foi registrada na manhã desta quinta-feira, 29 de maio, ainda primavera.
Como previsto pelo time de especialistas da Meteored | Tempo.com, a neve ocorreu de forma leve a moderada em diversas cidades nas regiões mais elevadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Há registro de neve e chuva congelada em cidades como:
São Francisco de Paula (RS)
Bom Jesus (RS)
Cambará do Sul (RS)
Bom Jardim da Serra (SC)
Urubici (SC)
Urupema (SC)
Na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, o trânsito foi bloqueado devido ao acúmulo de neve na pista.
O fenômeno foi provocado pela combinação entre uma intensa massa de ar frio de origem polar e umidade elevada nas camadas e 700 hPa (cerca de 3 km de altura).
Frente fria e ciclone extratropical causam estragos e inundações no Rio Grande do Sul
Enquanto a massa de ar polar avançava sobre o Brasil derrubando as temperaturas na quarta-feira (28), um ciclone extratropical se formou no litoral Sul, causando rajadas intensas de ventos, provocando chuvas torrenciais e elevando o nível dos rios em diversas regiões do Rio Grande do Sul.
Chuvas torrenciais deixam centenas de pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul e escolas suspenderam as aulas.
A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Tramandaí (RS) registrou rajadas de vento de 20,6 m/s, que equivale a velocidades superiores a 74 km/h às 4h da manhã de quinta-feira (29).
Rajadas de vento (m/s) registradas durante a madrugada (3h) na região Sul pelas estações do INMET. Créditos: INMET.
Em Mostardas, no litoral norte do Rio Grande do Sul, famílias estão sendo resgatadas de barco devido às inundações provocadas pela chuva torrencial relacionada ao ciclone.
Centenas de pessoas em todo o Rio Grande do Sul precisaram ser removidas de suas casas devido às inundações. A soma da intensa frente fria que derrubou as temperaturas e as instabilidades relacionadas ao ciclone extratropical foram as causas deste extremo de chuva. Algumas cidades foram fortemente afetadas:
- Alegrete, Caraá, Estrela, Quaraí, Santa Cruz do Sul, São Borja, Uruguaiana, Vale Real e Mostardas: enchentes, inundações e alagamentos deixaram centenas de pessoas desabrigadas e desalojadas;
- Encantado, Pejuçara, Agudo, Cacequi, Travesseiro: interdição de pontes e estradas devido à cheia de rios e deslizamentos;
- Arroio do Meio e Santa Cruz do Sul: deslizamentos de terra atingiram áreas residenciais
- Santa Rosa, São Borja, Sobradinho e Uruguaiana: Queda de árvores causou danos em residências e interrupções no tráfego
- Arroio do Meio, Santa Cruz do Sul: registro de deslizamento de terra
A região central (painel superior) e litoral norte (painel inferior) do Rio Grande do Sul foram fortemente afetadas por chuvas torrenciais.
Esses episódios sucessivos de eventos extremos reforçam a vulnerabilidade da região Sul às mudanças climáticas, que tornam os fenômenos mais frequentes e intensos com o avanço do aquecimento global.
Por Ana Maria Pereira Nunes / METEORED tempo.com
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282
Matou companheira na frente da filha e vai ficar 37 anos na prisão
Homem é preso em Água Doce com mais de 300 kg de maconha em veículo clonado
Polícia Civil amplia e especializa atendimento
Aurora compra a Gran Mestri fabricante de Queijos Especiais