Portal Cidadela

CURIOSIDADE

Neve, ciclone e inundações: confira os eventos extremos que marcaram o Sul do Brasil nesta semana

30/05/2025 às 02:54

Uma combinação de fenômenos meteorológicos extremos atuou sobre a Região Sul do Brasil nesta semana.

Acumulados expressivos de neve, ciclone extratropical e inundações chamaram atenção e causaram transtornos no Sul do Brasil. Créditos: Reprodução/Internet.

Região Sul do Brasil vem enfrentando uma sucessão de eventos meteorológicos extremos. A combinação entre o avanço de uma intensa massa de ar frio, o desenvolvimento de um ciclone extratropical e volumes elevados de chuva resultou em impactos relevantes para a população e os serviços públicos, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Confira os detalhes!

Primeira neve do ano ocorre oficialmente na primaveraApesar de estarmos quase entrando no inverno meteorológico, que inicia oficialmente no dia primeiro de junho, a primeira neve oficial de 2025 foi registrada na manhã desta quinta-feira, 29 de maio, ainda primavera.

Como previsto pelo time de especialistas da Meteored | Tempo.com, a neve ocorreu de forma leve a moderada em diversas cidades nas regiões mais elevadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Há registro de neve e chuva congelada em cidades como:

São José dos Ausentes (RS)

São Francisco de Paula (RS)

Bom Jesus (RS)

Cambará do Sul (RS)

Bom Jardim da Serra (SC)

Urubici (SC)

Urupema (SC)

Na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, o trânsito foi bloqueado devido ao acúmulo de neve na pista.

O fenômeno foi provocado pela combinação entre uma intensa massa de ar frio de origem polar e umidade elevada nas camadas e 700 hPa (cerca de 3 km de altura).

Frente fria e ciclone extratropical causam estragos e inundações no Rio Grande do Sul

Enquanto a massa de ar polar avançava sobre o Brasil derrubando as temperaturas na quarta-feira (28), um ciclone extratropical se formou no litoral Sul, causando rajadas intensas de ventos, provocando chuvas torrenciais e elevando o nível dos rios em diversas regiões do Rio Grande do Sul.

Chuvas torrenciais deixam centenas de pessoas desabrigadas no Rio Grande do Sul e escolas suspenderam as aulas.

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Tramandaí (RS) registrou rajadas de vento de 20,6 m/s, que equivale a velocidades superiores a 74 km/h às 4h da manhã de quinta-feira (29).

Rajadas de vento (m/s) registradas durante a madrugada (3h) na região Sul pelas estações do INMET. Créditos: INMET.

Em Mostardas, no litoral norte do Rio Grande do Sul, famílias estão sendo resgatadas de barco devido às inundações provocadas pela chuva torrencial relacionada ao ciclone.

Centenas de pessoas em todo o Rio Grande do Sul precisaram ser removidas de suas casas devido às inundações. A soma da intensa frente fria que derrubou as temperaturas e as instabilidades relacionadas ao ciclone extratropical foram as causas deste extremo de chuva. Algumas cidades foram fortemente afetadas:

- Alegrete, Caraá, Estrela, Quaraí, Santa Cruz do Sul, São Borja, Uruguaiana, Vale Real e Mostardas: enchentes, inundações e alagamentos deixaram centenas de pessoas desabrigadas e desalojadas;

- Encantado, Pejuçara, Agudo, Cacequi, Travesseiro: interdição de pontes e estradas devido à cheia de rios e deslizamentos;

- Arroio do Meio e Santa Cruz do Sul: deslizamentos de terra atingiram áreas residenciais

- Santa Rosa, São Borja, Sobradinho e Uruguaiana: Queda de árvores causou danos em residências e interrupções no tráfego

- Arroio do Meio, Santa Cruz do Sul: registro de deslizamento de terra

A região central (painel superior) e litoral norte (painel inferior) do Rio Grande do Sul foram fortemente afetadas por chuvas torrenciais.

Esses episódios sucessivos de eventos extremos reforçam a vulnerabilidade da região Sul às mudanças climáticas, que tornam os fenômenos mais frequentes e intensos com o avanço do aquecimento global.

Por Ana Maria Pereira Nunes / METEORED tempo.com