08/08/2025 às 14:22
No dia (7), a coordenadora do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unoesc, professora Ana Lúcia Behrend Listone, e a coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unoesc On-line, professora Suélen Aparecida Padilha Prando, acompanhadas dos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais, Antônio Kauan Oliveira Nunes, Andreia Tatiane Sviderski, Rosa Vitoria Vargas, Diana Fedrizzi, Giovana Volff, Adriana Argenton e Marina Bordignon Nurille, conduziram a aplicação da dinâmica “A Ilha” aos estudantes das turmas de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal São Francisco, localizada na cidade de Luzerna.
A iniciativa promovida pelo NAF destaca-se por aliar educação fiscal a práticas pedagógicas inovadoras. Por meio da simulação de uma ilha, os participantes foram desafiados a colaborar de forma prática e a refletir sobre temas essenciais como organização social, justiça e solidariedade.
De acordo com a professora Ana Lúcia Behrend Listone, essa abordagem lúdica e prática facilita a compreensão dos estudantes sobre a importância dos tributos e o impacto do controle social na gestão e aplicação dos recursos públicos.
— A parceria com a Receita Federal fomenta conscientização fiscal, promovendo uma sociedade mais informada e engajada. Essa iniciativa contribui para a formação de cidadãos, estimulando a compreensão sobre a importância dos tributos e seu papel na sociedade — afirmou a professora.
Mais informações sobre o NAF podem ser obtidas presencialmente no bloco 2, sala 213 da Unoesc Joaçaba, ou de forma on-line pelo WhatsApp (49) 3551-2034.
Alessandra de Barros e Mayelle Hall / Assessoria de Imprensa da Unoesc de Joaçaba
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna