05/05/2025 às 18:13
Médica dermatologista, Dra. Mariana Scribel fala sobre como a gravidez transforma o maior órgão do corpo
A gravidez é um período marcado por intensas transformações, não só emocionais e hormonais, mas também físicas — e a pele é um dos órgãos que mais reflete essas mudanças. Um turbilhão hormonal invade o corpo da mulher e isso se traduz, muitas vezes, em alterações notáveis na pele do rosto.
Segundo a médica dermatologista Dra. Mariana Scribel, um dos fenômenos mais comuns é o surgimento do melasma, manchas escuras que aparecem principalmente nas bochechas, testa e buço. O fenômeno é tão frequente que, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 50 a 70% das mulheres grávidas vão desenvolver algum grau de hiperpigmentação facial ao longo da gestação, sendo o rosto o local mais afetado.
”O aumento dos hormônios femininos ativa a produção de melanina, tornando essas áreas mais propensas à pigmentação — especialmente quando expostas à luz solar”, explica a especialista, lembrando que o uso diário de protetor solar torna-se ainda mais indispensável durante a gestação.
Entre as inúmeras transformações que acompanham os meses que antecedem a chegada de um bebê, a presença de acne gestacional pode ser uma delas. Dados publicados no periódico American Journal of Clinical Dermatology apontam que até 42% das mulheres podem experimentar aumento das lesões de espinha, sobretudo no primeiro trimestre.
Esse aumento decorre da maior produção de sebo sob influência hormonal. O tratamento, no entanto, precisa ser cauteloso. “Muitos ativos antiacneicos comuns, como o ácido retinoico e alguns antibióticos tópicos e sistêmicos são contraindicados durante a gravidez devido ao risco de efeitos adversos para o bebê”
A sensibilidade também pode aumentar, tornando a pele do rosto mais reativa, além do ressecamento, que surpreende muitas gestantes. Hidratação, então, é palavra-chave — mas sempre com cremes aprovados para uso durante a gravidez, livres de componentes que possam ser absorvidos e oferecer risco ao desenvolvimento do bebê.
Mas as mudanças na pele não se limitam ao rosto. Além do possível aparecimento de estrias na barriga, seios e quadris, devido ao estiramento da pele, linhas escuras, como a famosa linha nigra, podem riscar a barriga, enquanto regiões como axilas e virilha também costumam ganhar uma tonalidade mais intensa. “A maioria dessas novidades tende a regredir espontaneamente no período pós-parto, mas, durante a gestação, o cuidado é fundamental”, completa a dermatologista.
O que pode e o que não pode na gravidez?
Quando o assunto é a beleza e a saúde da pele, a prevenção é sempre o melhor caminho mas, para as futuras mães, é preciso redobrar a cautela, pois a prescrição de alguns tratamentos dermatológicos entram em recesso durante os nove meses.
Dra. Mariana esclarece que procedimentos como aplicação de ácido retinóico, hidroquinona, lasers agressivos, microagulhamento, peelings químicos profundos e o uso de clareadores com hidroquinona ou tretinoína são proibidos para as gestantes. Por outro lado, o protetor solar físico, a hidratação com produtos suaves e até alguns procedimentos suaves de limpeza facial podem ser mantidos — sempre com orientação profissional.
Para este período tão especial da vida da mulher, Dra. Mariana chama atenção para a escolha dos produtos certos. “Com fórmulas suaves, indicadas para gestantes, livres de ácidos, parabenos e derivados do retinol, e sempre com orientação médica”, enfatiza, ressaltando a importância do acompanhamento individualizado, já que cada gestação é única e requer o olhar atento do especialista.
Por isso, para que tudo corra bem não somente com a gestação, mas também com a pele da mamãe, o acompanhamento dermatológico durante a gestação é uma maneira de garantir saúde, conforto e autoestima.
Quem é Dra. Mariana Scribel?
Dra. Mariana Scribel (CRM 33655|RQE 28440) é médica dermatologista, graduação médica na PUCRS, com ?especialização em Dermatologia no Hospital Santa Casa de Porto Alegre.
Especialização em Tricologia Médica (especialidade da dermatologia que estuda e trata os problemas dos cabelos, do couro cabeludo e dos pelos) e em Transplante Capilar
Especialização em Dermatologia Estética
Especializações realizadas em diversos centros de referência no mundo, como em Israel, Nova Iorque e Zurique
Especialista nos mais modernos procedimentos estéticos
Preceptora do ambulatório de doenças capilares do serviço de residência de dermatologia da PUCRS
Referência em dermatologia estética e tricologia no RS
CEO da Clínica Scribel (Pelotas/RS) um dos maiores núcleos de tecnologias da dermatologia do Rio Grande do Sul
Por Vanessa Karine Menegassi
/
Diplomado em Engenharia de Produção da Unoesc Joaçaba se destaca no Enade
Mito ou Verdade: a gravidez pode afetar a visão?
Enem 2025: anunciadas datas de inscrições e provas
Em debate: Melhoria das condições de vida dos animais em Santa Catarina
PM recaptura foragido da justiça em Herval d'Oeste
A Polícia Civil deflagra 1ª fase da operação “Tiger” (roubo e adulteração de veículos)
Moeda falsa, porte de arma branca e posse de entorpecente.
Marilisa Boehm governadora até o próximo dia 17 de maio de 2025
Governador cumpre missão oficial nos Estados Unidos para promover Santa Catarina e atrair investimentos