01/12/2025 às 01:11
Premiação reconhece boas práticas educacionais e gestão eficiente em escolas públicas do estado.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) entregaram, na sexta-feira (28/11), o Prêmio Lume: Escola Referência às instituições vencedoras da terceira edição da iniciativa, que valoriza boas práticas educacionais e gestão baseada em evidências. A cerimônia ocorreu na sede do TCE/SC, em Florianópolis, e reuniu representantes das escolas premiadas e autoridades parceiras.
O Prêmio Lume tem como propósito identificar, valorizar e divulgar experiências exitosas na educação básica, estimulando práticas pedagógicas inovadoras e fortalecendo a gestão democrática nas escolas. A iniciativa é coordenada pelo Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, formado pelo MPSC, pelo TCE/SC, pelo Ministério Público de Contas e por outras instituições parceiras.
Representando o MPSC na premiação, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação, Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes, ressaltou o papel da iniciativa:
“Por todas as regiões do estado, a educação catarinense tem muitos tesouros escondidos. O Prêmio Lume identifica e reconhece algumas dessas iniciativas que se destacam em termos de resultados. Valorizam-se tanto os profissionais das escolas quanto se criam boas referências para quem quer trazer, para o seu município, uma educação que transforma”, disse.

Lançamento de painel e renovação do acordo
Durante a programação, foi lançado o Painel IQESC Estadual, que apresenta indicadores detalhados sobre qualidade das escolas estaduais, considerando gestão, infraestrutura, professores e aprendizagem. Com ele e o Painel ICMS Educação, Santa Catarina passa a contar com um retrato completo das escolas estaduais e municipais, permitindo o mapeamento de prioridades e o controle social.
O evento também marcou a renovação do Acordo de Cooperação Técnica n. 007/2019, conhecido como Projeto LUME, que reúne 15 instituições com o objetivo de desenvolver painéis eletrônicos para acompanhamento da execução dos planos estadual e municipais de educação, reforçando a gestão baseada em dados e evidências.
Além do TCE/SC, do Ministério Público de Contas e do Ministério Público do Estado, integram o acordo órgãos como a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa, universidades (UDESC, UFSC, ACAFE), entidades representativas e conselhos de educação. Ao longo de sete anos, a parceria gerou diversas ações, incluindo a criação do próprio prêmio.
A entrega do prêmio ainda contou com um debate entre vencedores desta edição e da edição passada e foi marcada por momentos de celebração com música, apresentados pelos estudantes da Escola Básica Municipal Tapera – Escola do Futuro, localizada no bairro Tapera, em Florianópolis.
Critérios e benefícios às escolas vencedoras
O Prêmio Lume contemplou uma escola por mesorregião do estado (Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul). A seleção envolveu três etapas: pré-qualificação (Indicador de Esforço Não Observado), mérito (Indicador de Esforço Escolar) e validação das evidências.
As vencedoras receberão placa, certificado e mais de 500 itens, como computadores, notebooks, impressoras e mobiliário, além de celebrações nas escolas com apoio da ALESC. Também está prevista uma visita técnica ao Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro para conhecer o programa Ciência e Gestão pela Educação.

Confira a lista das escolas vencedoras por mesorregião:
- Oeste: Escola de Ensino Fundamental Osni Medeiros Regis (São José do Cedro) e Escola do Campo em Tempo Integral Tarumazinho (Águas Frias);
- Norte: Escola de Educação Básica Amandus Bauer (Itaiópolis) e Escola Municipal Professor Francisco Rieper (Joinville);
- Serra: Escola de Educação Básica Maria Quitéria (Lages) e Núcleo Municipal Professora Antonieta Farias de Souza (Palmeira);
- Vale do Itajaí: Escola de Educação Básica Christoph Augenstein (Blumenau) e Escola Básica Padre José de Anchieta (Itajaí);
- Grande Florianópolis: Escola de Ensino Fundamental Doutor Homero de Miranda Gomes e Centro Educacional Antônio Francisco Machado (São José);
- Sul: Escola de Ensino Fundamental Imaculada Conceição (Jacinto Machado) e Escola Municipal Professora Hermínia de Souza Marques (Imbituba).
Mário Serafin / Fonte: MPSC
Tiro de Guerra de Joaçaba - turma de 2025
Forum regional destino de fé
Prisões em Campos Novos e Vargem
Contrato do Master com mulher de Moraes previa pagar R$ 129 mi, diz jornal
Vencedores do 1º Prêmio Celesc de Jornalismo
Ricardo Menezes quer aumentar recursos destinados à habitação popular
Atualização: temporais em Santa Catarina
Chape de olho no elenco 2026, na série A
Governo do PT: Balança comercial tem pior resultado para novembro desde 2021