20/05/2025 às 22:51
Ao todo, Lula e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, concederam a condecoração a 112 pessoas e 14 instituições, em cerimônia no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.
Além da primeira-dama, nomes como Alceu Valença, Aldir Blanc, Alcione, Beth Carvalho (in memoriam), Chitãozinho e Xororó, Fernanda Torres, Paulo Gustavo (in memoriam), Marcelo Rubens Paiva, Marília Mendonça (in memoriam), Martinho da Vila, Ney Matogrosso, Walter Salles e Xuxa vão receber o mais elevado grau da honraria da área da cultura.
A cerimônia marcou também a reinauguração do Palácio Capanema, edifício histórico, fechado no governo de Dilma Roussef, além de celebrar os 40 anos do Ministério da Cultura, sob o tema "40 anos do MinC: Democracia e Cultura".
As indicações passaram pela análise de uma Comissão Técnica e pelo Conselho da Ordem, e contemplaram diversos segmentos culturais, como acervo, arquitetura, artes visuais, cultura digital, cultura indígena, culturas tradicionais e populares, fotografia, literatura, música, patrimônio cultural e também meramente política.
A Ordem do Mérito Cultural foi criada pela Lei nº 8.313, de 1991, e sua primeira entrega ocorreu em 1995. Após ter sido suspensa em 2019, a condecoração retornou em 2024.
Os homenageados serão reconhecidos em três categorias: Grã-Cruz (destinada às maiores distinções), Comendador (para contribuições de destaque) e Cavaleiro (voltada a contribuições relevantes em suas áreas).
Confira a lista dos condecorados e os graus e premiação:
Grau: Grã-Cruz (41)
Grau: Comendador (34)
Grau: Cavaleiro (37)
Alguns incômodos eram visíveis entre os agraciados. Entre os depoimento, no corredor do pavilhão social, o cantor Armandinho (foto acima) falou: “Espero que a cultura não vire um lugar político, onde gente nada a ver, desprestigie o talento de quem merece”. Perguntado se isso era uma direta para a primeira dama ele respondeu: “Análise compete a vocês da imprensa especializada”
/ Band cultural
Joaçaba Futsal recebe o Foz Cataratas neste sábado pela Liga Nacional
Mulher é presa por tráfico de drogas em Campos Novos.
Pronta resposta: “Roubou e não carregou”
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282
Matou companheira na frente da filha e vai ficar 37 anos na prisão