28/04/2025 às 17:59
Sem intercorrências, exames foram realizados em Florianópolis e supervisionados por magistrados do TJSC
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) promoveu neste domingo, 27 de abril, a prova objetiva seletiva do concurso público para ingresso na carreira da magistratura, relativa ao Edital n. 11/2025. No total, 2.199 dos 2.774 candidatos inscritos participaram da avaliação, que foi realizada em cinco diferentes locais de Florianópolis, das 13h às 18h.
A prova, de caráter eliminatório e classificatório, teve como banca examinadora a Fundação Getulio Vargas (FGV), sob a orientação da Comissão de Concurso do TJ. Nesta terça-feira, 29 de abril, a FGV deve disponibilizar as provas e os gabaritos para os candidatos.
O desembargador Cid José Goulart Junior, 1º vice-presidente do TJSC e presidente da Comissão de Concurso, bem como o magistrado Marlon Negri, juiz auxiliar da 1ª Vice-Presidência, acompanharam o início da aplicação da prova no Instituto Estadual de Educação, no centro da capital, que recebeu a maioria dos inscritos no certame.
Em seguida, o desembargador visitou as escolas Padre Anchieta (Agronômica) e Vereador Oscar Manoel da Conceição (Rio Tavares) e o Colégio Adventista do Estreito. Além desses locais, também houve aplicação de provas no Polo da Uniasselvi, na rua Tiradentes, centro de Florianópolis.
“O processo ocorreu dentro da maior tranquilidade, sem registro de qualquer situação fora do comum em todas as unidades onde foram realizadas as provas. Os candidatos também foram, no geral, cuidadosos e atentos às orientações do edital e dos fiscais de prova”, avaliou o 1º vice-presidente do TJSC. O índice de abstenção de candidatos, de 21%, foi considerado elevado.
Outro concurso realizado pelo Tribunal de Justiça, relativo ao Edital n. 44/2024, está em sua quarta etapa, e teve também no domingo, às 7h30min, na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, no TJ, o sorteio de pontos para os oito primeiros candidatos que participarão da prova oral. Ao todo, 40 candidatos serão arguidos pela Comissão Examinadora a partir desta segunda-feira, dia 28 de abril, até a próxima sexta-feira, dia 2 de maio.
Exame Nacional dos Cartórios (ENAC)
Também na tarde deste domingo foi aplicada em Florianópolis a prova do 1º Exame Nacional dos Cartórios (ENAC). O certame é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todas as capitais brasileiras, com o objetivo de padronizar a seleção de candidatos que desejam ingressar ou progredir na carreira cartorária no Brasil, de forma semelhante ao Exame Nacional da Magistratura (ENAM).
Também nesse concurso a banca examinadora é a FGV. A avaliação do ENAC ocorreu dentro da normalidade em dois locais do Centro: Colégio Energia e Colégio Adventista. Esta foi a primeira vez que o exame nacional foi aplicado para os interessados em ingressar na carreira da atividade extrajudicial no país. Dos 663 inscritos, 487 realizaram o exame em Santa Catarina. “Não registramos nenhuma intercorrência no local das provas. Tudo ocorreu dentro da normalidade”, avaliou o juiz-corregedor da Corregedoria-Geral Extrajudicial, Maximiliano Losso Bunn.
Mario / TJSC
Joaçaba Futsal recebe o Foz Cataratas neste sábado pela Liga Nacional
Mulher é presa por tráfico de drogas em Campos Novos.
Pronta resposta: “Roubou e não carregou”
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282
Matou companheira na frente da filha e vai ficar 37 anos na prisão