04/05/2025 às 04:25
O calor volta a ganhar força na próxima semana, com previsão de temperaturas acima dos 30°C em boa parte do país. A amplitude térmica será destaque no Sudeste e Sul.
Com o avanço de maio, a expectativa era de dias mais amenos em várias regiões do Brasil. No entanto, a próxima semana será marcada pela elevação significativa das temperaturas, especialmente no interior do Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste, mas também em parte da região Sul, que vem registrando episódios de frio.
A previsão de anomalias de temperatura do modelo ECMWF reforça a tendência de aquecimento, com áreas onde as temperaturas podem alcançar até 6°C acima da média para esta época.
Segundo as previsões, uma massa de ar mais seco e quente voltará a atuar sobre o Brasil central, favorecendo dias ensolarados, baixa umidade do ar e tardes bastante quentes.
Calor retorna com força ao Centro-Sul e interior do Brasil
O retorno do calor no centro-sul do Brasil está relacionado a uma região de alta pressão atmosférica em superfície e níveis médios, o que favorece a subsidência (descida) do ar, inibindo a formação de nuvens e reforçando o aquecimento diurno através da compressão adiabática do ar.
Durante a semana, os termômetros entram em elevação no país inteiro. Mesmo em áreas da região Sul, onde as temperaturas estiveram mais amenas nos últimos dias, como o noroeste do Paraná e oeste do Rio Grande do Sul, o calor voltará a ser sentido.
Nas regiões Sul e Sudeste, os estados que devem ter temperaturas máximas ultrapassando os 30°C são:
Paraná (oeste/noroeste)
Santa Catarina (extremo oeste)
Rio Grande do Sul (oeste)
São Paulo (interior)
Minas Gerais
Rio de Janeiro
Espírito Santo
Até a sexta-feira (9), as temperaturas podem chegar as 29°C na região metropolitana da capital de São Paulo, aos 30°C na capital fluminense e em Vitória, e aos 27°C em Curitiba e em Florianópolis.
No interior do país, as temperaturas já vem sendo observadas na faixa dos 30°C, e devem entrar em ascensão ao longo da semana entre 05 e 12 de maio nos seguintes estados:
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Goiás
Rondônia
Pará
Amazonas
Tocantins
Maranhão
Pernambuco
Paraíba
Rio Grande do Norte
Em algumas cidades, como Cuiabá (MT), Iracema (CE), Patos (PB), as temperaturas podem se aproximar dos impressionantes 38°C - temperaturas extremas, ainda mais para esta época do ano.
Amplitude térmica será destaque
Apesar das altas temperaturas durante a tarde, o amanhecer ainda será mais ameno no Sul e Sudeste do Brasil, com temperaturas mínimas entre 10°C e 15°C. Essa diferença acentuada entre a mínima da manhã e a máxima da tarde — conhecida como amplitude térmica — será uma das principais características da próxima semana, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, mas também no sul do Centro-Oeste.
Essa condição atmosférica é típica de períodos de ar seco, quando a ausência de nebulosidade favorece o resfriamento noturno - com provável formação de nevoeiro nas primeiras horas do dia - e o aquecimento rápido ao longo do dia.
O contraste térmico pode causar desconforto e exige atenção especial à saúde, principalmente devido à baixa umidade prevista. É importante reforçar os cuidados com a hidratação, uso de roupas adequadas e evitar exposição prolongada ao sol nas horas mais quentes do dia.
Ana Maria Pereira Nunes / Meteored tempo.com
Coordenadora geral de Relações Internacionais da Unoesc integra a diretoria nacional da Faubai
Cooperativas catarinenses são pioneiras no projeto nacional Solução Eficiência Energética
Contorno do Morro dos Cavalos: Governo quer acelerar obra.
Aumento no número de deputados é novo mau exemplo, diz FIESC
Fim de semana do Dia das Mães será com nova massa de ar frio no Brasil
Frente fria chega com chuvas intensas e temporais em RS, SC, PR, MS e SP
Apreensão de 100 quilos de maconha que ia para Criciúma
Chape começa a engrenar: Athletico 1 x 1 Chapecoense.
TJSC entrega à Alesc proposta de nova tabela de salários dos servidores