13/05/2025 às 10:15
As dores de cabeça que o Presidente Luiz Inácio deve ter são originadas pelas suas próprias palavras e pelas suas atitudes. Às vezes entusiasmado, outras na defensiva, quando fala comete equívocos, pra não dizer impropérios. E a maneira como é conduzida a economia, pelo seu Ministro da Fazenda, está dentro do padrão. O que destoa, e bagunça tudo, é o que Lula fala e algumas medidas que toma para tentar estancar a sua queda de popularidade. Culpa assessores, ministros e Jair Bolsonaro por tudo o que acontece de ruim. Isenta-se, mas as coisas não são bem assim.
As fotos dele na Rússia, onde foi comemorar a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo, misturando-se aos ditadores e ditadorecos da hora, foram um prato cheio para a oposição. Até alguns jornalistas passadores de pano ficaram indignados. E, a ida de Rosângela uma semana antes, em viagem cercada de sigilo, em nada o ajudam. A deslumbrada e sempre bem protegida, desde os seus tempos de Itaipu, é uma palmilha macia em seus sapatos, mas não aos olhos dos críticos. Aquele afã de Lula se projetar na geopolítica em nada soma a favor do Brasil, apenas satisfaz a sua vaidade pessoal. E não me venham dizer que os negócios com a Rússia e a China são incrementados porque ele os visita! Os negócios, assim como todas as outras pautas, modernamente são discutidas por videoconferências e outros canais. Os de lá investem aqui porque a roça é grande...
Mas o que mais incomoda o Governo são os vídeos produzidos pelo jovem deputado federal Nikolas Ferreira. O mineiro, com uma comunicação efetiva, influencia gregos e troianos. E suas postagens batem recordes de audições ou visualizações. A equipe da SECOM, a imprensa amiga e mais um montão de companheiros tentam rebater as acusações, mas não conseguem encontrar ressonância. A questão não é como dizer, mas sim os fatos que ocasionam a adversidade do Governo. Ferreira vem furando a bolha da esquerda faz tempo, e como é jovem seu telhado não é de vidro.
A redução drástica das tarifas de importação de EUA e China
– Os dois países iniciaram a nova semana anunciando um “cessar-fogo” econômico por 90 dias, com redução de algumas tarifas em 115%. Surpreendente? Isso só surpreende quem não conhece o espírito negociador de Donald Trump. O morde-e-assopra faz escola, causa espantos, bagunça tudo, mas os poderosos não são levados a suicídios. Em briga de cachorro grande, ambos ganham.
O anúncio do entendimento entre aqueles dois governos deu uma acalmada no mercado internacional, tanto que a semana iniciou-se com o dólar diminuindo sua cotação em relação ao nosso real e a nossa bolsa de valores tendo leve subida. O tempo tudo resolve, as abóboras se assentam com o andar da carruagem!
O trânsito conturbado em Joaçaba
– Precisamos de estudos urgentes e competentes para melhorar nosso trânsito. Algumas soluções que têm sido sugeridas para que sejam aplicadas em conjunto entre Joaçaba e Herval d´Oeste precisariam ser experimentadas. O contorno viário é de grande importância, vai ajudar a reduzir a lentidão, principalmente para quem utiliza a XV de Novembro no sentido Norte-Sul, Sul- Norte. E a especulada terceira ponte entre as cidades já deveria estar com ponto de construção escolhido e projeto executivo elaborado.
Também outras vias de ligação entre o projetado contorno viário e a área central precisam ser planejadas. Quantos mais tentáculos entre o centro e as cercanias das cidades, mais opções de escoamento. Quem de dever deveria reunir uma equipe de profissionais das engenharias para a realização de um forte estudo. Muitas cabeças são necessárias para se encontrar a solução. O projeto precisa elencar diversas ações e estabelecer um prazo para execução prioritária. Prefeituras, Câmaras, CREA, CDL, ACIOC, UNOESC e outras congêneres poderiam formar uma comissão permanente para debater e propor um elenco de ações para solução. Desperdício de tempo, combustível e energia não dão lucro pra ninguém.
A Feira das Profissões do Instituto BRF
– Participei, na semana anterior, da Feira das Profissões do Instituto BRF, em Capinzal, realizada no Centro Educacional Prefeito Celso Farina. Estudantes dos educandários de Capinzal, Ouro e Zortéa circularam pela feira, conversando com profissionais de diversas áreas. Fui na condição de convidado como Escritor. Dividi o stand com o jovem Psicólogo e Escritor Edinei Gerônimo, um moço bem articulado, inteligente, criativo e empreendedor. Minha participação se deu pela segunda vez e foi uma oportunidade de conversar com dezenas de jovens que já escrevem e sonham em editar seus escritos em livros. Parabéns aos organizadores!
Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com
/
Atropelamento com morte na SC-284, entre Campos Novos e Ibicuí
SC tem o melhor resultado nas exportações de carnes em 28 anos
Governadores de SC e RS destacam oportunidades de investimento no fórum internacional do LIDE, em Nova York
Janja dá ‘bola fora’ em encontro de Lula com Xi Jinping ao falar de TikTok
PM Ambiental “caça” três pontos pela prática ilegal de caça de animais silvestres
Unoesc dá início às aulas da Pós-graduação em Indústria 4.0 e IA
Polícia Civil apreende armas e munições em investigação de comércio ilegal de carne
Deputado propõe regras para hospitais divulgarem boletim médico de pacientes
Olesc tem mais de oito mil atletas inscritos de 188 municípios catarinenses