Portal Cidadela

OPINIÃO

Lula viajando e o Brasil “queimando”?!

13/05/2025 às 10:15

As dores de cabeça que o Presidente Luiz Inácio deve ter são originadas pelas suas próprias palavras e pelas suas atitudes. Às vezes entusiasmado, outras na defensiva, quando fala comete equívocos, pra não dizer impropérios. E a maneira como é conduzida a economia, pelo seu Ministro da Fazenda, está dentro do padrão. O que destoa, e bagunça tudo, é o que Lula fala e algumas medidas que toma para tentar estancar a sua queda de popularidade. Culpa assessores, ministros e Jair Bolsonaro por tudo o que acontece de ruim. Isenta-se, mas as coisas não são bem assim.

As fotos dele na Rússia, onde foi comemorar a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo, misturando-se aos ditadores e ditadorecos da hora, foram um prato cheio para a oposição. Até alguns jornalistas passadores de pano ficaram indignados. E, a ida de Rosângela uma semana antes, em viagem cercada de sigilo, em nada o ajudam. A deslumbrada e sempre bem protegida, desde os seus tempos de Itaipu, é uma palmilha macia em seus sapatos, mas não aos olhos dos críticos. Aquele afã de Lula se projetar na geopolítica em nada soma a favor do Brasil, apenas satisfaz a sua vaidade pessoal. E não me venham dizer que os negócios com a Rússia e a China são incrementados porque ele os visita! Os negócios, assim como todas as outras pautas, modernamente são discutidas por videoconferências e outros canais. Os de lá investem aqui porque a roça é grande...

Mas o que mais incomoda o Governo são os vídeos produzidos pelo jovem deputado federal Nikolas Ferreira. O mineiro, com uma comunicação efetiva, influencia gregos e troianos. E suas postagens batem recordes de audições ou visualizações. A equipe da SECOM, a imprensa amiga e mais um montão de companheiros tentam rebater as acusações, mas não conseguem encontrar ressonância. A questão não é como dizer, mas sim os fatos que ocasionam a adversidade do Governo. Ferreira vem furando a bolha da esquerda faz tempo, e como é jovem seu telhado não é de vidro.

A redução drástica das tarifas de importação de EUA e China 

– Os dois países iniciaram a nova semana anunciando um “cessar-fogo” econômico por 90 dias, com redução de algumas tarifas em 115%. Surpreendente? Isso só surpreende quem não conhece o espírito negociador de Donald Trump. O morde-e-assopra faz escola, causa espantos, bagunça tudo, mas os poderosos não são levados a suicídios. Em briga de cachorro grande, ambos ganham.

O anúncio do entendimento entre aqueles dois governos deu uma acalmada no mercado internacional, tanto que a semana iniciou-se com o dólar diminuindo sua cotação em relação ao nosso real e a nossa bolsa de valores tendo leve subida. O tempo tudo resolve, as abóboras se assentam com o andar da carruagem!

O trânsito conturbado em Joaçaba 

– Precisamos de estudos urgentes e competentes para melhorar nosso trânsito. Algumas soluções que têm sido sugeridas para que sejam aplicadas em conjunto entre Joaçaba e Herval d´Oeste precisariam ser experimentadas. O contorno viário é de grande importância, vai ajudar a reduzir a lentidão, principalmente para quem utiliza a XV de Novembro no sentido Norte-Sul, Sul- Norte. E a especulada terceira ponte entre as cidades já deveria estar com ponto de construção escolhido e projeto executivo elaborado.

Também outras vias de ligação entre o projetado contorno viário e a área central precisam ser planejadas. Quantos mais tentáculos entre o centro e as cercanias das cidades, mais opções de escoamento. Quem de dever deveria reunir uma equipe de profissionais das engenharias para a realização de um forte estudo. Muitas cabeças são necessárias para se encontrar a solução. O projeto precisa elencar diversas ações e estabelecer um prazo para execução prioritária. Prefeituras, Câmaras, CREA, CDL, ACIOC, UNOESC e outras congêneres poderiam formar uma comissão permanente para debater e propor um elenco de ações para solução. Desperdício de tempo, combustível e energia não dão lucro pra ninguém.

A Feira das Profissões do Instituto BRF 

– Participei, na semana anterior, da Feira das Profissões do Instituto BRF, em Capinzal, realizada no Centro Educacional Prefeito Celso Farina. Estudantes dos educandários de Capinzal, Ouro e Zortéa circularam pela feira, conversando com profissionais de diversas áreas. Fui na condição de convidado como Escritor. Dividi o stand com o jovem Psicólogo e Escritor Edinei Gerônimo, um moço bem articulado, inteligente, criativo e empreendedor. Minha participação se deu pela segunda vez e foi uma oportunidade de conversar com dezenas de jovens que já escrevem e sonham em editar seus escritos em livros. Parabéns aos organizadores!

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

/