22/10/2025 às 12:23
Jorginho Mello e Carlos Bolsonaro também foram agraciados com o livro – Foto: Divulgação
Lançado no início de setembro pela Editora Huning, o livro “Caminhos e Descaminhos da Oratória”, do escritor e palestrante Jaime Telles, já integra o acervo da Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina.

Biblioteca Publica do Estado, com Lélia Pereira Nunes e Cleonisse Inês Schmitt – Foto: Divulgação
O autor foi recebido pela administradora Cleonisse Inês Schmitt em um encontro que reuniu personalidades como a escritora Lélia Pereira Nunes, presidente da Academia Catarinense de Letras e diretora de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura, que representou o Governo do Estado; o antropólogo e historiador Dr. Luiz Nilton Corrêa, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura, entre outros convidados.
Em suas manifestações, Jaime Telles reitera que sua obra foi viabilizada por meio de um projeto do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura, com apoio das empresas Celesc, Francisco Lindner S.A. (Válvulas RAN), Scherer Autopeças S/A, Tinsul Tintas e Grupo Pegoraro.
Graças a esse incentivo, exemplares do livro foram distribuídos gratuitamente a escolas, bibliotecas, associações e secretarias de Educação e Cultura de diversos municípios catarinenses, ampliando o alcance e a democratização do acesso à leitura e à oratória.
Para Eliane Huning, presidente do IHGO, “Jaime Telles propõe uma análise crítica e instigante sobre o papel da oratória. Sua escrita combina vivência pessoal, reflexão teórica e aplicação prática, num texto que transcende o mero exercício da fala.”
Em recente evento em Herval d´Oeste, Jaime Telles autografou livros para diversas lideranças, inclusive o governador Jorginho Mello e para o vereador Carlos Bolsonaro, que se incumbiu de entregar exemplar autografado para seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A próxima sessão de autógrafos ocorrerá dia 06 de novembro em Chapecó, durante o V Encontro Internacional de História, promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq/UFSM História Platina, em parceria com a Cátedra Unesco/UFSM de Humanidades e o Instituto Histórico e Geográfico do Oeste Catarinense (IHGO), do qual Jaime Telles é orador e autor do hino.
Atualmente, o escritor dedica-se à produção de novas obras, conciliando sua rotina com a participação em eventos culturais, seja como palestrante ou mestre de cerimônias, além das gravações semanais de seu podcast, o POD.TELLES – disponível em linktr.ee/podtelles.
/
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba
Foragidos por morte de homem durante briga entre vizinhos em Irani são presos
Clínica clandestina é fechada após denúncia, no Norte de SC