03/10/2025 às 18:11
A partir de segunda-feira (6), a Secretaria de Saúde de Joaçaba inicia mais uma campanha de vacinação, idealizada pelo Ministério da Saúde, com foco na atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo principal da estratégia é ampliar a cobertura vacinal, garantindo que o público-alvo esteja com todas as doses em dia. Não se trata de uma vacina específica, mas sim de uma ação para verificar e, se necessário, atualizar o esquema vacinal já previsto no Programa Nacional de Imunização.
Durante a campanha, estarão disponíveis todas as vacinas de rotina oferecidas diariamente nas unidades de saúde. A iniciativa busca sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância da vacinação e da necessidade de levar a carteira vacinal das crianças e adolescentes para avaliação pelas equipes de enfermagem. Caso haja alguma dose em atraso, a aplicação será feita imediatamente; se estiver em dia, não será necessário novo registro.
A mobilização dá atenção especial para vacinas de grande relevância nesta faixa etária, como a tríplice viral, que protege contra o sarampo, a meningocócica ACWY, indicada para adolescentes entre 9 e 14 anos, e a vacina contra o HPV. Esta última está disponível para adolescentes de 9 a 14 anos, mas, até dezembro, poderá ser aplicada em jovens de até 19 anos que ainda não receberam a dose. A proteção contra o HPV é de grande importância, pois se trata de uma vacina de alto custo na rede privada e essencial na prevenção de diferentes tipos de câncer em homens e mulheres, incluindo o câncer de colo de útero.
A Secretaria de Saúde reforça que, embora a campanha seja voltada principalmente para crianças e adolescentes, também é uma oportunidade de avaliar a situação vacinal de adultos que procurem o serviço. Os pais e responsáveis têm até o final do mês de outubro para procurar as unidades de saúde do município e garantir que as vacinas estejam atualizadas, reforçando a proteção e a saúde de toda a família.
No sábado, dia 11 de outubro, haverá uma ação especial na Praça da Prefeitura, das 10h às 15h, voltada para a atualização vacinal. Já o Dia D de mobilização nacional está marcado para o dia 18 de outubro.
As vacinas estarão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: ESF Centro 1, ESF Vila Pedrini, ESF Frei Bruno, ESF Santa Tereza, ESF Vila Remor e ESF Nossa Senhora de Lurdes, sempre das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Além disso, a sala de vacinas do ESF Centro 1 terá horário estendido todas as quartas-feiras, das 17h às 20h, para melhor atender a população.
Marivânia / Assessoria de Imprensa PMJ
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba
Foragidos por morte de homem durante briga entre vizinhos em Irani são presos
Clínica clandestina é fechada após denúncia, no Norte de SC