Portal Cidadela

GERAL

Joaçaba apresenta programa ‘Você mais Saudável’ na Alesc

22/05/2025 às 18:33

Na noite de terça-feira (20), a cidade de Joaçaba teve um papel de destaque na abertura oficial da Semana Estadual da Medicina do Estilo de Vida, realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O evento, proposto pelo deputado estadual Napoleão Bernardes, autor da lei que instituiu a semana no estado, marcou o início de uma nova fase de conscientização em saúde pública, com foco na prevenção e reversão de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, obesidade e alguns cânceres, por meio da adoção de hábitos saudáveis.

Durante a cerimônia, a médica da Família e da Comunidade, certificada internacionalmente em Medicina do Estilo de Vida, Daniela Kophal Stroher, representou o município ao apresentar o programa ‘Você mais Saudável’, uma iniciativa pioneira e referência nacional implantada na saúde pública de Joaçaba. Baseado nos pilares da Medicina do Estilo de Vida, o programa realiza o acompanhamento contínuo de pacientes por uma equipe multiprofissional, formada por médico, psicólogo, nutricionista e educador físico. “Implantamos em Joaçaba o programa 'Você mais Saudável', que integra todos os pilares da medicina do estilo de vida no acompanhamento de longo prazo do paciente. Atendemos toda a população do município com resultados expressivos na perda de peso, no controle de doenças crônicas e no aumento da adesão à atividade física e a práticas de uma alimentação saudável. O programa tornou-se referência nacional, tendo sido apresentado em congresso e destacado na campanha da World Obesity Day, com reconhecimento publicado na revista da ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, em parceria com a World Obesity Federation (WOF)”, ressaltou a médica.

Dra. Daniela também destacou a necessidade de transformar a forma como a saúde pública é compreendida e praticada. “Para a Saúde Pública melhorar a saúde da população, precisamos dar atenção às ações de promoção e prevenção da saúde, que já deveriam ser o foco da atenção básica de saúde. E só vamos dar conta disso se sairmos do básico, pensar diferente. Assim, vamos prevenir as doenças e reduzir os custos com elas, reduzir a necessidade de busca pelas emergências, por exemplo. A população precisa entender que a saúde não se constrói nos consultórios, com exames e com hospitais. A saúde é fruto do cuidado diário de cada pessoa com sua própria saúde e é função da atenção primária trazer conhecimento à comunidade para que se construa saúde”, enfatizou.

A iniciativa foi enaltecida como um exemplo prático e eficaz da aplicação da Medicina do Estilo de Vida no Sistema Único de Saúde (SUS), provando que, mesmo no contexto da saúde pública, é possível oferecer um cuidado qualificado, centrado na prevenção e no protagonismo do paciente.

A Semana Estadual da Medicina do Estilo de Vida foi instituída por lei sancionada em novembro de 2024 e será celebrada anualmente na segunda quinzena de maio, em consonância com a Semana Mundial da Medicina do Estilo de Vida. Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro a oficializar uma semana voltada exclusivamente à promoção dessa abordagem de saúde, baseada na alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos, sono de qualidade, gerenciamento do estresse, relações saudáveis e abandono de substâncias nocivas.

A programação da primeira edição inclui palestras, videoconferências e debates com especialistas e gestores de saúde comprometidos com a promoção de uma vida mais saudável para a população catarinense.

Marivânia / Assessoria de Imprensa PMJ