08/05/2025 às 15:20
2,8 milhões de catarinenses vivem em municípios com alto desenvolvimento socioeconômico
Estudo da Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro revela que Santa Catarina possui o segundo maior IFDM entre todos os estados do país
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) revela que 11,2% das cidades de Santa Catarina atingiram um desenvolvimento socioeconômico alto, frente a 4,6% no Brasil. Essa é a segunda maior proporção de cidades com alto desenvolvimento do país, atrás apenas de São Paulo. Além disso, a maioria dos municípios do estado registrou desenvolvimento moderado (83%) e apenas 5,8% apresentaram desenvolvimento baixo. Elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com base em dados oficiais referentes ao ano de 2023, esta edição do IFDM analisou 5.550 municípios brasileiros, que respondem por 99,96% da população.
“É inadmissível que ainda hoje, apesar da melhoria nos últimos anos, a gente tenha um Brasil tão desigual. Através do IFDM conseguimos chamar a atenção para a situação crítica de muitas cidades, que nem sequer tem quantidade razoável de médicos para atender a população, em que a diversidade econômica é tão baixa que sete em cada dez empregos formais são na administração pública. Nossos cálculos indicam que as cidades críticas têm, em média, mais de duas décadas de atraso em relação as mais desenvolvidas do país. É como se parte dos brasileiros ainda estivesse vivendo no século passado”, ressalta o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Criado em 2008 e atualizado neste ano com nova metodologia, o estudo é composto pelos indicadores de Emprego & Renda, Saúde e Educação e varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1 maior o desenvolvimento socioeconômico. Por meio dessa pontuação, é possível avaliar o município de forma geral e específica em cada um dos indicadores.
Tanto a avaliação geral quanto as análises dos indicadores são classificadas em quatro conceitos: entre 0 e 0,4 – desenvolvimento crítico; entre 0,4 e 0,6 – desenvolvimento baixo; entre 0,6 e 0,8 – desenvolvimento moderado; e entre 0,8 e 1 – desenvolvimento alto. O estudo permite, ainda, avaliação absoluta por município e ano e comparações entre cidades e anos anteriores.
De acordo com o estudo da Firjan, no estado catarinense, 2,8 milhões de pessoas (36,0%) vivem em cidades com desenvolvimento alto e 4,9 milhões (62,7%) habitam em municípios com grau de desenvolvimento moderado. No entanto, 91 mil habitantes (1,1%) ainda vivem em condições de desenvolvimento baixo. Santa Catarina não apresentou nenhuma cidade com desenvolvimento crítico.
A análise mostra que, de 2013 a 2023, o IFDM médio dos municípios catarinenses apresentou evolução substancial, passando de 0,6320 em 2013 para 0,7213 em 2023, um avanço de 14,1%, e permanecendo acima da média nacional de 0,6067. O principal fator para essa evolução foi o desempenho em Saúde que registrou alta de +24,0%, seguido por Educação (+13,2%) e por Emprego & Renda (+8,2%). Segundo a Firjan, esse movimento foi disseminado pelo estado: 291 dos 295 municípios evoluíram frente a 2013.
Florianópolis apresenta trajetória de queda
Santa Catarina conta com 75 municípios entre os 500 melhores do país, dos quais nove figuram entre os 100 primeiros colocados. Essas nove cidades, juntamente com Pomerode — que ocupa a 10ª posição no estado —, compõem o Top 10 estadual.
1º São Bento do Sul,
2º Joaçaba,
3º São Miguel do Oeste,
4º Jaraguá do Sul, e
5º Brusque ocupam as cinco primeiras posições do ranking estadual. No lado oposto, Vargem, Balneário Arroio do Silva, Timbé do Sul, Cerro Negro e Entre Rios estão nas últimas colocações.
Conforme o estudo da Firjan, chama atenção a trajetória de Florianópolis. A capital que, em 2013 ocupava a 5ª posição, atualmente está em 69º lugar do estado. Florianópolis apresentou queda nas vertentes de Educação (-6,9%) e Emprego & Renda (-3,3%) e teve uma leve melhora em Saúde (3,3%). Também no ranking entre as capitais brasileiras, Florianópolis caiu da 2ª posição para o 10º lugar.
Mário Serafin / Fonte: Firjan
Apreensão de 100 quilos de maconha que ia para Criciúma
Chape começa a engrenar: Athletico 1 x 1 Chapecoense.
TJSC entrega à Alesc proposta de reestruturação da tabela de vencimentos dos servidores
Raios de Sol! Dia das Mães!
Concórdia receberá o maior festival de ciência do mundo: o Pint of Science
Madeira ameaçada de extinção é apreendida em São Joaquim
Joaçaba 2ª melhor cidade em IFDM SC segundo o Índice Firjan
Quem é o Norte-americano Robert Francis Prevost é eleito o 267º papa
Conclave: Vaticano tem fumaça preta após nova votação