20/08/2025 às 15:00
Estamos chegando na data especial do aniversário de Joaçaba e, com isso uma bela história a ser contada será interessante. Nossa cidade foi fundada em 1917 e, possui raízes históricas onde se define com uma economia notável dando destaque para nossa região do Meio Oeste.
A colonização se deu com a vinda de imigrantes gaúchos, mas com a ascendência italiana e alemã. Esses imigrantes se interessaram pelas terras férteis do Vale do Rio do Peixe e, aqui nos seus desafios prosperou e, até 1930 novos colonos vieram para cá.
Mas esse nome Joaçaba tem origem tupi antigo que significa “entrecruzamento” ou “cruz”. Tendo a ferrovia em nosso município vizinho Herval d’Oeste Joaçaba conseguiu se destacar como centro comercial e industrial. E ela se tornou uma cidade líder com potencial de muita produtividade. Exemplo disso é a extração da madeira e o cultivo de erva mate.
E, ao longo de sua caminhada e já fazendo 108 anos Joaçaba é uma transformação diversificada com parque industrial que a consolida por ser a maior cidade do Meio-Oeste, ou seja, um centro econômico vital da região. Somo de fato uma cidade próspera e vibrante.
Se diz que a hospitalidade dessa cidade é fantástica onde recebe pessoas oriundas de vários lugares e, que a energia contagia e acolhe cada indivíduo. É gratificante dizer que somos um tesouro histórico e, que hoje o Polo de Inovação e Criatividade concentram conhecimentos e que a busca constante garante um futuro melhor.
Temos uma vida noturna normal, uma cultura maravilhosa, gastronomia e entretenimento diferentes, porém atrai muitos turistas. Eventos que nos comovem por serem atrativos e divertidos. Nossa cidade é pequena, mas grandiosa em ser referência para outras cidades. Todos são bem vindos porque no acolher, no compartilhar, no criar memórias e dividir experiências somos de fato hospitalidade.
Nossa população é de 30.404 e, somos uma cidade abençoada por Frei Bruno, temos o Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e também é nossa padroeira que abençoa todos os
Joaçabenses.
E o nosso Carnaval referência nacional. Então logo mais um feriado para comemorar esse legado centenário. Na semana que vem tem mais.
Abraços de GigiMaltez, cuide de si e de todos.
Beba com moderação.
Gigi Maltez / Colunista
Unoesc participa de campanha alusiva à Semana Nacional do Trânsito em Joaçaba
Empresário do Oeste perde R$ 1 milhão ao acreditar que conversava com Elon Musk
MP recorre e pede aumento de pena para Claudia por homicídio de Valdemir
Município de Passos Maia deve regulamentar atuação de Agentes Comunitários de Saúde
Drogas com serviço de delivery em Joinville
Três pessoas são presas com 10 kg maconha em Rio Negrinho
Mandado de Prisão pela Polícia Militar em Campos Novos.
Primeira frente fria de setembro avança pelo Sul: risco de chuvas extremas e tempo severo até sexta-feira, 5
PM recupera dois veículos furtados, em Herval d’Oeste