12/08/2025 às 20:37
Crimes de estelionato nas redes sociais vêm se tornando cada vez mais frequentes nos últimos anos. No Sul de Santa Catarina, o chamado golpe dos nudes tem preocupado as autoridades, que emitiram um alerta sobre os cuidados que a população deve ter nesses casos.
Segundo a Polícia Civil de Araranguá, as principais vítimas do golpe são homens. Eles recebem fotos de supostas mulheres, que demonstram interesse e solicitam imagens íntimas pelas mensagens.
Golpe dos nudes pode fazer vítima perder até 50 mil reais
Ao enviarem tais fotos, os golpistas passam a se apresentar como o “pai” da menina, ameaçando levar o caso ao Conselho Tutelar ou enviando fotos de dentro de uma delegacia, para insinuar que farão uma denúncia à polícia.
Em seguida, o criminoso se passa por um policial e afirma que, se a vítima depositar uma quantia em dinheiro, a denúncia não será encaminhada para as autoridades competentes.
“A vítima acaba depositando cada vez mais valores, até acabar perdendo 10, 15, 25, até 50 mil reais”, afirma o delegado Jorge Giraldi.

“Nenhum delegado de polícia pode fazer qualquer proposta”
O delegado Giraldi recomenda evitar o envio de fotos íntimas a pessoas desconhecidas e desconfiar de qualquer proposta que envolva pagamento em nome da Polícia Civil.
“Nenhum delegado de polícia pode fazer qualquer proposta para “estancar” um inquérito ou investigação criminal. Isso não existe” ressalta.
Giraldi orienta que, caso alguém caia no golpe, a medida correta é procurar uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência, sem realizar qualquer depósito de dinheiro.
“Tem vítimas que estão beirando ao suicídio, devido a essa repercussão negativa. Os criminosos fazem uma grande pressão psicológica na vítima, que acaba acreditando que será preso pelo que fez”, enfatiza o delegado. (Original: ND+)
/ Fonte: Policia Civil de Santa Catarina
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba
Foragidos por morte de homem durante briga entre vizinhos em Irani são presos
Clínica clandestina é fechada após denúncia, no Norte de SC