Portal Cidadela

METEOROLOGIA

Frente fria chega nesta quinta-feira e traz tempestades para 5 estados

06/08/2025 às 18:13

Uma nova frente fria avança pelo Brasil nos próximos dias. O sistema deixa 5 estados em alerta devido aos riscos de chuvas intensas e tempestades nesta quinta-feira.

O tempo mais firme e estável das últimas horas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já tem data para acabar. Nesta quinta-feira (7) com o processo de formação de um novo ciclone, uma nova frente fria vai surgir e avançar sobre a Região Sul. Além disso, o sistema promove a mudança do tempo nos 3 estados.

Frente fria traz alerta de tempestades e chuvas intensas valem para 5 estados brasileiros entre Região Sul e Sudeste para esta quinta (7) e sexta-feira (8): Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

O sistema fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitisse alertas de perigo potencial em relação às chances de chuvas intensas e a tempestades para 663 municípios localizados nos três estados Região Sul.

Ainda nesta semana, ao final dela, a frente fria avança e provoca chuvas mais fortes sobre o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Confira a previsão para os próximos dias.

Quinta-feira: frente-fria atua no Sul

Uma nova frente fria chega ao Sul do Brasil nesta quinta-feira (7); provoca chuvas intensas e aumenta chances de tempestades sobre a região. Ainda durante a madrugada são previstas as primeiras pancadas de chuva sobre áreas próximas à capital Porto Alegre/RS e também no oeste catarinense.

Na manhã desta quinta (7), a instabilidade toma conta de outras áreas do território do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica chuvas intensas e aumento na possibilidade de tempestades na faixa entre Porto Alegre/RS e Caxias do Sul/RS. As chuvas podem vir acompanhadas de descargas elétricas.

As chuvas vão ocorrer de maneira generalizada durante a tarde e toda a noite abrangendo o norte/noroeste do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Nessas áreas há riscos de chuvas intensas e tempestades pontuais. Desta maneira, o INMET emitiu alertas para 663 municípios localizados nessas regiões.

De acordo com o Instituto, o alerta vale para esta quinta-feira (7) e há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Sexta-feira: frente fria chega ao Sudeste

O sistema frontal irá continuar avançando sobre o país ao longo da sexta-feira (8). Durante a madrugada e também nas primeiras horas da manhã, estão previstas as ocorrências de chuvas sobre o nordeste catarinense, e sobre o leste e norte do Paraná, o que inclui Curitiba/PR e áreas próximas.

A quantidade de água precipitável se concentra sobre o noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e, principalmente, sobre o leste de toda a Região Sudeste. Indicativo da atuação do sistema fronta sobre a região.

As primeiras pancadas de chuva no Sudeste devem ocorrer no final da manhã, na região sul de São Paulo e em pontos isolados na porção central do estado paulista. Ao se aproximar da tarde, as chuvas ganham força e se espalham pelo leste do Estado, a capital São Paulo/SP também registra chuvas intensas no final da sexta-feira (8).

Outras áreas do Sudeste também têm previsão de chuvas intensas e chances de tempestades, caso do Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais e extremo sul do Rio de Janeiro que possuem grandes centros urbanos como São José dos Campos/SP e Pouso Alegre/MG.

Precipitação acumulada entre quarta (6) e sexta-feira (8).

Precipitação acumulada entre quarta (6) e sexta-feira (8) indica maiores volumes sobre o oeste catarinense.

Os acumulados são maiores sobre o oeste de Santa Catarina com volumes superiores a 50 mm. Na Região Sudeste, como dito acima, as chuvas vão se concentrar na porção leste com precipitação de até 25 mm.

Denis William / Fonte: Meteored