09/06/2025 às 15:34
No domingo, 8, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), apreendeu 15 animais em situação irregular na Localidade de Passo dos Fernandes, interior do município de São José do Cerrito, com o apoio da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
Durante ação de fiscalização, foi constatada a criação irregular de 15 javalis e animais com diferentes graus de cruzamento com o porco doméstico, conhecidos como javaporcos, sem a devida licença ou autorização do órgão ambiental competente.

A criação de javalis é proibida pela legislação ambiental vigente, uma vez que se trata de uma espécie exótica invasora, de comportamento selvagem, com alto potencial de causar sérios impactos à flora e à fauna nativas. Além dos danos ambientais, tanto o javali quanto o javaporco representam riscos à saúde pública e à agropecuária, podendo transmitir doenças graves aos suínos e aos seres humanos.

A Cidasc lavrou auto de infração referente às irregularidades sanitárias e providenciou a destinação adequada dos animais.

Diante das infrações constatadas, a proprietária do local foi notificada administrativamente por violar normas sanitárias. Além das sanções administrativas e aplicação de multas, também foi instaurado procedimento policial em razão da prática de crimes ambientais.
Fonte: CPMA/2ºBPMA/2ªCia - 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental - São José do Cerrito - Por Cabo Katiane Wiggers de Melo
/
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba
Foragidos por morte de homem durante briga entre vizinhos em Irani são presos
Clínica clandestina é fechada após denúncia, no Norte de SC