Portal Cidadela

EVENTOS

Feira Gera superou as expectativas dos organizadores - Atualizada 26.05

23/05/2025 às 15:45

O sábado, 24 de maio, marcou o encerramento da 5ª edição da Feira Gera com uma programação intensa e diversificada, que atraiu visitantes de toda a região.

Durante a tarde, no Espaço Gera Conhecimento ocorreram palestras com o CEO da D3T Inovação Tecnológica, Evandro Erlo, que abordou o uso da Inteligência Artificial para a produtividade. Na sequência, o engenheiro agrônomo e extensionista rural da Epagri, Maykol Ouriques, tratou dos impactos da inovação no agronegócio, e, finalizando o bloco, Tarciano Duranti, diretor comercial da A9 Educação, falou sobre marketing e vendas.

A partir das 17h30 foi realizado o protocolo oficial e as atividades seguiram com apresentações que integraram cases, lançamentos e debates sobre desenvolvimento regional e economia. Entre os destaques, o case do Centro de Inovação Inovale como promotora do desenvolvimento regional, apresentado por Jessica Motta, incluiu o lançamento da plataforma Juridioque. José Fiates, da FIESC, trouxe uma reflexão sobre os ingredientes essenciais para um ecossistema de inovação vencedor. No painel Talk Case, representantes da Nippur Finance compartilharam suas experiências e estratégias, encerrando com a palestra magna de Pablo Spyer, que trouxe uma análise sobre as perspectivas macroeconômicas para o Brasil e o mundo em 2025.

Para Fábio Lazzarotti, presidente da ACIOC, a feira atingiu seu objetivo central. “Cumprimos com a proposta de gerar negócios, conexões, inovações e conhecimento. Os feedbacks dos expositores, visitantes, comunidade e lideranças mostram que já podemos pensar na sexta edição da Feira Gera, que vem se consolidando como um evento importante para o desenvolvimento das empresas e da região do Meio-Oeste catarinense.”

A avaliação da Comissão Central Organizadora também foi positiva. “Fizemos um primeiro feedback remoto e todos avaliaram como muito positiva a movimentação de negócios nos estandes. Agora faremos uma análise mais aprofundada com os expositores para aprimorar ainda mais a próxima edição”, afirmou a presidente da CCO, Leila Estrowispi.

A Feira Gera 2025 foi uma realização da ACIOC, com correalização da Prefeitura de Joaçaba e Sebrae, e apresentação da Irani. Conta com patrocínio diamante da FIESC e Scherer, patrocínio ouro de Contassesc, Sicredi, BRDE, Sicoob, A9 e SCMais Inovação. Também tem apoio das prefeituras de Herval d’Oeste e Luzerna e parcerias com a Unoesc, Inovale, NSC e Facisc.

Alessandra de Barros - Jornalista 

Segundo dia da Feira Gera 2025 destaca liderança, vendas e o futuro do trabalho por meio da conexão de gerações

O segundo dia da Feira Gera 2025, realizado na sexta-feira (23), reforçou o compromisso do evento com o desenvolvimento do conhecimento, da inovação e da cultura empreendedora. A programação começou às 14h.

No Espaço Gera Conhecimento, o público acompanhou apresentações artísticas do Coral da Unoesc, Grupo de Dança de Herval d' Oeste e |Do Coral Irani, bem como a palestra “Liderança Estratégica” promovida pelo Núcleo Jovem Empreendedor (NJE) e conduzida por Flávio Zucchi, gestor na A9 Educação. Em seguida, foi a vez do Núcleo da Mulher Empresária (NME), trazer Mari Diel, mentora de liderança e estratégia, que apresentou “Eu 5.0: Construindo Identidade em um Mundo que Não Para”. Às 16h, o espaço sediou o “Excelência Talks”, encontro regional dos Núcleos de Gestão para Excelência (NGEs), com foco nas boas práticas de gestão empresarial e que teve a articulação do NGE da ACIOC.

A partir das 18h, no Palco Gera Conhecimento, o economista e especialista em vendas Alexandre Weimer, fundador da HJ Conference, falou sobre “Vender é o Mínimo”. Em seguida, Odivan Cargnin, CFO da Irani S.A. e CEO da Razonet, foi o responsável pela palestra magna da noite, com o tema “As Gerações e o Mercado de Trabalho – desafios e oportunidades”.

Neste sábado (24), a programação, que pode ser conferida no site da Feira, continua (https://feiragera.com.br/). A circulação pelos estandes e as atrações do período da tarde são gratuitas. À noite na Arena Gera Conhecimento a programação, que pode ser acompanhada por meio da compra de ingressos, traz a palestra “Inovação, Empreendedorismo e tecnologia: ingredientes essenciais de um ecossistema vencedor”, com o diretor de Inovação e Competitividade da FIESC e Superintendente do IEL, José Fiates. E ainda a palestra magna “Perspectivas Macroeconômicas Brasil e Mundo 2025”, com Pablo Spyer Economista, Sócio XP Investimentos e CEO da Vai Tourinho Inc.

A Feira Gera está em sua 5ª edição como uma realização da ACIOC, com correalização da Prefeitura de Joaçaba e Sebrae, e apresentação da Irani. Conta ainda com patrocínio diamante da FIESC e Scherer, patrocínio ouro de Contassesc, Sicredi, BRDE, Sicoob, A9 e SCMais Inovação, além do apoio das prefeituras de Herval d’Oeste e Luzerna e parcerias com a Unoesc, Inovale, NSC e Facisc.

*Fotos: Regis Heberle / Agência Novità

 

A abertura da Feira Gera 2025 movimentou a tarde e a noite de quinta-feira (22), em Joaçaba, com uma programação diversificada e destacou o potencial transformador da inovação e do empreendedorismo no desenvolvimento regional. O evento chega à sua 5ª edição como uma realização da ACIOC, com correalização da Prefeitura de Joaçaba e Sebrae, e apresentação da Irani. 

As atividades iniciaram às 14h, com a abertura da área de exposição e da praça de alimentação, ambas com entrada gratuita. No mesmo horário, teve início o Festival de Robótica, coordenado pelo Núcleo de Inovação (NI), em parceria com a secretaria Municipal de Educação, Sesi e Senai, promovendo o estímulo à criatividade e ao raciocínio tecnológico entre estudantes da região.

A noite foi marcada pelo talk “Corporate Venture Capital como motor de inovação: além do retorno financeiro”, conduzido por Sônia Oliveira, coordenadora de Inovação da Irani, e Cristiano Pereira, gestor de investimento da Valetec Capital. Na sequência, ocorreu a cerimônia oficial de abertura, reunindo autoridades, lideranças empresariais, representantes de instituições parceiras, expositores e visitantes.

Durante a abertura, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina (SPAF), Beto Martins, apresentou a palestra “O futuro dos aeroportos regionais em Santa Catarina: conexão para o desenvolvimento sustentável”, destacando ações do Governo do Estado para a região. 

Em outro momento, a prefeitura de Joaçaba fez o lançamento de um APP que vai facilitar o dia a dia da população e logo após, a investidora e empresária Camila Farani encerrou a noite com a palestra magna “Transformando tendências em inovação”, trazendo reflexões sobre o comportamento do consumidor, tecnologia e oportunidades de negócio.

“Observe o que a sua geração está pedindo para aquele seu modelo de negócio. Independentemente da idade que vocês tenham, independente do seu modelo de negócio, é sempre importante você olhar a dor e a solução que você está fazendo”, comentou Camila.

Com mais de 100 expositores e uma programação voltada à capacitação, conexões e novos mercados, a Feira Gera fortalece o ecossistema de inovação e estimula o desenvolvimento regional e o networking.

“Neste ano, pudemos organizar os estandes abertos, possibilitando que os nossos empresários tivessem uma interação maior. Tivemos feedbacks positivos de que, já de início, a Gera surpreendeu — e isso nos deixa muito felizes. Foram meses de trabalho intenso e esperamos oportunizar conexões, conhecimento e negócios”, comentou o presidente da ACIOC, Fábio Lazzarotti.

“Esse primeiro dia de feira superou nossas expectativas e agora seguimos otimistas para esta sexta e sábado. Convidamos a comunidade para que venha prestigiar e se surpreender”, convidou a presidente da Comissão Central Organizadora da Feira, Leila Estrowispi.

*Fotos: Regis Heberle / Agência Novità

Por Alessandra de Barros / Ascom ACIOC