09/09/2025 às 14:07
A Unoesc Joaçaba, por meio do projeto Cultiva, realizou, entre os dias 3 e 5 de setembro, a “Rê9 – Feira de Trocas”, na Biblioteca do campus 1. Mais de 400 itens foram trocados nesta edição, que contou com roupas, livros, objetos de decoração, utensílios domésticos, artigos infantis, eletrônicos e outros itens.
O evento funcionou por meio de trocas: previamente, os participantes levaram objetos usados e receberam vales-troca para adquirir outros itens disponíveis. A feira foi aberta tanto à comunidade acadêmica quanto ao público em geral, incentivando o consumo consciente e a reutilização de materiais. A iniciativa também promoveu reflexão sobre a cultura do descarte e a importância de práticas que contribuem para a preservação do meio ambiente.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider, a feira é mais uma ação da Unoesc voltada à sustentabilidade, evidenciando o papel da Universidade em apoiar práticas voltadas à responsabilidade social e preservação ambiental.
— A Rê9 mostra como ações sustentáveis podem gerar grandes impactos. Ao incentivar a troca de objetos e o consumo consciente, uma vez que um objeto que pra mim pode não ter mais utilidade, pode servir para outra pessoa. Ficamos felizes pelo engajamento e por perceber que a cada ano mais objetos são trazidos e mais pessoas participam — avaliou Kurt.

Alessandra de Barros e Mayelle Hall / Assessoria de Imprensa da Unoesc de Joaçaba
Cientistas estão cada vez mais perto de desvendar o mistério por trás da longa névoa cerebral causada pela COVID
Com o anúncio dos finalistas da região do Meio-Oeste, Festival Santa Catarina Canta encerra as semifinais em Joaçaba
Vereadora Jaqueline De Marco sugere ampliação de convênio entre Prefeitura e HUST
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? É só conferir
Joaçaba lança sua nova marca turística: destino de fé, ritmo e movimento
Mulher tem prisão por tráfico de drogas, em Joaçaba
PM atende ocorrência de furto no centro de Joaçaba
Dupla é presa com mais de 19 quilos de maconha em Itajaí
Vereador Luiz Vastres sugere ampliação do Corpo de Bombeiros em Joaçaba