Portal Cidadela

OPINIÃO

Fechem este país!

03/12/2025 às 14:30

1- Justiça manda soltar dono do Banco Master! Parece brincadeira. O não é não!

Na minha concepção isto é palhaçada bem paga! Ele iria fugir do país, mas não deixaram. Corretíssimo, mas estas turminhas sempre arranjam forma de se livrar, de um jeito ou de outro! 

Nas mãos de advogados estrelados e bem pagos, tudo isto vira brincadeira. Prisão acautelar não serve para ele! O sujeito não vale nada, mas paga Justiça bem os outros e sai feliz!

Quarento e um bilhões de reais resolve tudo! Será que foi só isto? O que dizem os outros? 

Tornozeleria? Não é para ele! Que país é este? 

Quantos bilhões serão necessários? Irão dividir os prejuízos? 

2- É “nois” na fita? 

Brasil é o país mais individualizados da América Latina. Ah dívida bruta alcança 92% do PIB em 20,25!

O Brasil aparece como a sexta economia mais endividada da América Latina e Caribe, segundo dados atualizados do FMI (Fundo Monetário Internacional). A instituição estima que a dívida bruta do governo geral brasileiro alcance 92% do PIB em 2025, patamar superior ao de todos os grandes emergentes da região.

Na comparação regional, o Brasil fica atrás apenas de economias que enfrentam desequilíbrios fiscais mais acentuados, como Venezuela, Dominica, Barbados, São Vicente e Granadinas e Bolívia.

As dividas: 

1-Venezuela- 138,46% -campeã

2--Dominica 97,78– % 

3- Barbados – 97,73% 

4-São Vicente e Granadinas – 93,55% 

5-Bolívia – 92,40% 

6-Brasil – 92,04%

7-El Salvador – 87,87%/

8-Suriname – 86,59% 

9-Bahamas – 79,39%

10-Santa Lúcia – 73,63%

E assim vai! Que tal? 

3- Mais um pouco de Voscaro!

O dito cujo deixa a cadeia com tornozeleira e impedido de realizar operações financeiras. Questão de tempo! 

A decisão que beneficiou Vorcaro e outros quatro executivos investigados pela Polícia Federal por crimes financeiros na gestão do Master foi assinada pela desembargadora Solange Salgado. “Não obstante a presença inicial dos elementos justificadores do decreto prisional, cumpre destacar que os delitos atribuídos ao paciente não envolvem violência ou grave ameaça à pessoa”

A magistratura substituiu a prisão preventiva dos alvos da Compliance Zero por medidas cautelares diversas da prisão:

Uso de tornozeleira eletrônica; comparecimento periódico em juízo; proibição de manter contato com outros investigados; proibição de ausentar-se da Comarca; recolhimento domiciliar no período noturno; proibição de exercer atividade financeira; entrega do passaporte com proibição de sair do País.

No caso de Vorcaro, a Polícia Federal já havia retido seu passaporte. O banqueiro foi preso no último dia 17 quando tentava embarcar em um jatinho particular com destino ao exterior. No dia seguinte, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master, menos de um dia depois de o Grupo Fictor ter indicado o interesse em comprar a instituição.

Já com relação à tornozeleira, a expectativa é a de que o banqueiro já seja liberado com o aparelho instalado. Em algumas situações, quando não há equipamentos disponíveis, pode ser agendada a colocação, após a liberação do investigado, mas esse não deve ser o caso de Vorcaro.

O dito cujo é acusado de fraudes financeiras de R$ 12,2 bilhões. Segundo as investigações da Polícia Federal, o Banco Master teria vendido carteiras falsas de crédito ao BRB, com o objetivo de cobrir o rombo nas suas contas. 

Como são bonzinhos argumentam que ele ter agido de boa fé no negócio com o BRB, por isso permitiu que o banco público substituísse as carteiras de crédito por outros ativos, com o objetivo de impedir um prejuízo.

Em março o BRB fez uma oferta de compra pelo Master. Após cinco meses de análise e intensa disputa nos bastidores, o Banco Central vetou a transação. Agora, no dia 18 de novembro, junto com a prisão de Vorcaro, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master. Na véspera, um consórcio formado pelo Grupo Fictor e investidores dos Emirados Árabes Unidos teria indicado o interesse em comprar o Master.

Isto ainda vai ocorre! E viva a rosa, a rosa, cantada em verso, cantada em prosa.

4- Até quando? 

Para quem interessar 15 mulheres são mortas ou vão para hospital por dia, sem contar que muitas não estão ali. 

Precisamos urgentemente acabar com esta chacina que nos tornam mortas ou mutiladas!  Até quando isto vai? Até quando este faz de conta que nada aconteceu? 

Até quando as crianças vão viver sem mães? Nada imposta?  Até quando se surra sem cansar e nada acontece e quando acontece são liberados como se estivessem matando um bicho? Não é bem assim! 

Não queremos viver com os inimigos, mas também não queremos deixar existir nas mãos de um inconsequente.

Não é porque você é homem que nos comada com sinais, deboches em público como já vi muito. Por acaso vocês são nossos donos? Onde está escrito isto? E se fosse o contrário, você aceitaria?

Acredito que tanto o homem como a mulher têm os mesmos direitos. Isto me fez lembrar de muitos anos atrás quando meu pai disse que meu irmão iria entregar as medalhas no campo.  Perguntei: “porque ele? “Meu pai respondeu: “porque é homem”. Respondi: “E daí? Também quero ir”. Meu irmão abdicou de ir e eu acabei indo. Jamais esqueci, mas valeu!

A minha vida não era fácil e as do outros também não era. Jamais abdiquei de meus direitos, sejam homens ou mulheres desde que atuem sempre do mesmo modo porque todos nós temos os mesmos direitos e somos iguais em venero, número e grau! 

A vida assim se torna muito mais leve porque temos os mesmos direitos! Não fica mais fácil? 

Grande a afetuoso abraço! Até a próxima!

Neusa Maria Breda / Colunista de Opinião