Portal Cidadela

GERAL

Fapesc promove 3ª Expedição Santa Catarina e União Europeia na Unoesc Joaçaba

26/11/2025 às 17:13

O Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), promoveu, na terça-feira (25), no Auditório Afonso Dresch, em Joaçaba, a “3ª Expedição Santa Catarina e União Europeia”. Além de dirigentes da Unoesc, o evento reuniu empreendedores, gestores públicos, pesquisadores, professores, estudantes e representantes do ecossistema de inovação da região Oeste catarinense.

Realizada em parceria com a Unoesc e a União Europeia, a Expedição em Joaçaba teve como principal objetivo apresentar as oportunidades oferecidas pelo programa “Horizonte Europa” e por outros mecanismos de cooperação internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A iniciativa também buscou fortalecer a aproximação e as parcerias entre Santa Catarina e a União Europeia, mapear áreas de interesse mútuo para futuras chamadas e projetos conjuntos, bem como celebrar o lançamento de editais da Fapesc voltados à pesquisa e ao empreendedorismo.

O evento contou com a presença do oficial de Políticas em CTI da União Europeia, Dhallys Mota, que, inicialmente, abordou o tema “Caminhos para a internacionalização: fomento e parcerias internacionais”. A segunda mesa-redonda tratou do “Horizonte Europa”, o maior programa de fomento à pesquisa e inovação do mundo. Com orçamento superior a 95 bilhões de euros, a iniciativa promove a colaboração internacional em larga escala, conectando universidades, centros de pesquisa, empresas, governos e ecossistemas de inovação de diversos países.

— Eventos como este são fundamentais, pois a informação é o primeiro passo para a internacionalização. A Fapesc desempenha um papel estratégico nesse processo, atuando como cofomentadora da participação brasileira no principal programa de CTI da União Europeia, o Horizonte Europa — afirmou Dhallys Mota, acrescentando que a expectativa é ampliar a presença do Brasil nas novas chamadas em parceria com a União Europeia.

Na ocasião, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, anunciou dois editais voltados à internacionalização, com possibilidades de intercâmbio para pesquisadores e empreendedores.

— Há interesse dos europeus em colaborar com Santa Catarina e, acima de tudo, existe grande capacidade dos catarinenses de surpreendê-los com o que são capazes de realizar. A aproximação com o Horizonte Europa reforça o compromisso da Fapesc em promover parcerias estratégicas entre Santa Catarina e a União Europeia, abrindo portas para novas oportunidades de fomento, internacionalização e impacto social — salientou Fábio.

O reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio De Marco, destacou a importância de a Instituição sediar a “3ª Expedição Santa Catarina e União Europeia”, ressaltando que a interação com outras instituições e centros de pesquisa internacionais enriquece o ambiente acadêmico e impulsiona avanços e inovações para a comunidade. Ele enfatizou ainda o empenho de professores e pesquisadores na colaboração com projetos internacionais, o que tem permitido acesso a novas perspectivas, tecnologias e recursos, ampliando o impacto e a relevância da Unoesc nos âmbitos regional, nacional e internacional.

— Este é um momento de grande importância para a Universidade. A atuação da Fapesc é fundamental para viabilizar a aproximação com a União Europeia, abrindo caminhos para a captação de recursos voltados à pesquisa aplicada, especialmente nas áreas industriais. Essa iniciativa representa uma oportunidade significativa não apenas para nossos pesquisadores, mas também para a sociedade civil organizada — frisou o reitor, reafirmando a internacionalização e a pesquisa como prioridades institucionais.

Saiba mais

A “3ª Expedição Santa Catarina e União Europeia” também será realizada pela Fapesc em outras duas regiões do estado: no dia 26 de novembro, em Florianópolis; e no dia 27 de novembro, em Joinville.

Alessandra de Barros e Mayelle Hall / Assessoria de Imprensa da Unoesc de Joaçaba