08/12/2025 às 16:22
A Secretaria de Assistência Social de Joaçaba realizou no dia 3 de dezembro, a abertura da exposição “Vozes Silenciadas, Histórias Reveladas”, um evento marcante que apresentou à comunidade os resultados do trabalho desenvolvido ao longo de 2025 com mulheres vítimas de violência. A ação foi organizada pelo Centro Especializado de assistência Social – CREAS, em parceria com a Casa da Cultura, reunindo também diversas instituições apoiadoras.
Segundo a Assistente Social Aline Aparecida Schimidt Dambros, técnica de referência do grupo, o projeto teve como principal objetivo oferecer às mulheres um espaço seguro, acolhedor e protegido, onde pudessem compartilhar experiências, sentimentos e reflexões sobre suas trajetórias. “Ao longo do ano, criamos um ambiente de fortalecimento e escuta, permitindo que elas pudessem falar sobre suas vivências e construir uma rede de apoio entre si e com as equipes que as acompanham”, destacou Aline.
As atividades envolveram rodas de conversa, dinâmicas de grupo, acolhimento e vivências integrativas, com apoio de parceiros fundamentais: Secretaria de Saúde, OAB, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Ladimara Teixeira Fotografias e o Refúgio do Sol, que recebeu o grupo para uma tarde especial em meio ao campo de lavandas.
A exposição apresentou, por meio da arte, sentimentos e histórias compartilhadas pelas mulheres durante todo o processo. De acordo com Caroline Brunoni, chefe de Atividades Culturais e Turísticas da prefeitura, cada detalhe da montagem foi pensado para dialogar com a realidade dessas mulheres. “A exposição traz produções que expressam dores, desafios, rupturas e também a força e as possibilidades de reconstrução. Utilizamos elementos como galhos secos, folhas e materiais rústicos, que representam tanto a dureza da realidade quanto as possibilidades de transformação. Queríamos abrir caminhos para novas perspectivas, acolher partes que ainda precisam de cuidado e reconhecer potenciais muitas vezes silenciados”, falou Caroline.
A exposição “Vozes Silenciadas, Histórias Reveladas” está aberta para visitação do público até quinta-feira (11), das 8h às 19h, no CREAS, localizado na travessa Papa Pio XV, 162, Bairro Cruzeiro do Sul.
Marivania Carvalho / Assessoria de Imprensa PMJ
Tiro de Guerra de Joaçaba - turma de 2025
Forum regional destino de fé
Prisões em Campos Novos e Vargem
Contrato do Master com mulher de Moraes previa pagar R$ 129 mi, diz jornal
Vencedores do 1º Prêmio Celesc de Jornalismo
Ricardo Menezes quer aumentar recursos destinados à habitação popular
Atualização: temporais em Santa Catarina
Chape de olho no elenco 2026, na série A
Governo do PT: Balança comercial tem pior resultado para novembro desde 2021