Portal Cidadela

SAÚDE

Escuta Ativa: Ações de saúde nos ESF’s e UBS” de Joaçaba

22/05/2025 às 15:44

Durante os meses de maio e junho, a Secretaria de Saúde de Joaçaba está promovendo a iniciativa Escuta Ativa, que é uma série de encontros com a comunidade em diversas Estratégias de Saúde da Família  - ESF’s e Unidades Básicas de Saúde - UBS do município. As reuniões têm como objetivo aproximar a população das equipes de saúde e promover o diálogo direto sobre os serviços oferecidos.

A ação busca fortalecer o vínculo entre os profissionais e os usuários do SUS, permitindo um espaço de escuta e troca. Entre os temas abordados estão: a atuação das equipes multiprofissionais, agendamentos, ações de educação em saúde, grupos de apoio, atividades físicas, campanhas de vacinação, além de outros assuntos de interesse da comunidade, onde a equipe está aberta para sugestões de melhoria, críticas construtivas e elogios.

A Secretaria já realizou encontros nas unidades UBS Santa Helena, ESF Vila Pedrini, ESF Santa Tereza, ESF Santa Terezinha, ESF Centro 2, ESF Frei Bruno e ESF São Brás. A participação da comunidade foi produtiva nestes encontros, reforçando a importância do contato direto entre usuários e profissionais da saúde.

As reuniões continuam nas próximas semanas. No dia 26 de maio, segunda-feira, às 19h, será a vez da comunidade atendida pela ESF Centro 1, no Pavilhão da Igreja. Em seguida, no dia 27 de maio, terça-feira, às 19h, o encontro acontecerá com os moradores da região da UBS Clara Adélia, no Centro Comunitário. A ESF Vila Remor receberá a equipe no dia 30 de maio, sexta-feira, às 19h, no Pavilhão da Igreja. Já em junho, a reunião será na ESF Nossa Senhora de Lourdes, no dia 2, segunda-feira, às 19h, na Escola Nossa Senhora de Lourdes. Encerrando a agenda, no dia 6 de junho, sexta-feira, às 13h30, a equipe estará na UBS Nova Petrópolis, em sala anexa à unidade de saúde.

A Secretaria de Saúde reforça o convite para que toda a população participe. A presença dos moradores é essencial para que os serviços públicos de saúde sejam cada vez mais eficientes, humanizados e alinhados às necessidades da comunidade.

Marivânia / Assessoria de Imprensa PMJ