Portal Cidadela

GERAL

Durma, com um barulho desses!

25/04/2025 às 13:11

Uma verdadeira guerra de narrativas está instalada na Pátria Amada, Brasil! Uns a amam de um jeito, outros de outro, mas o jeito Gérson de levar vantagem em tudo está sempre muito evidente. Vejamos, por exemplo, os deputados que assinaram a proposta de anistia aos atrapalhados de 08 de janeiro de 2023! Colocam um pé em cada canoa pelo menos uma centena deles. São pela anistia, cujo governo Lula 3 é contra, mas seus partidos têm participação em ministérios. São, simultaneamente, lado A e lado B. Enquanto isso, nas redes sociais circulam vídeos com recortes ´para todos os gostos. Com o jornalismo desacreditado e ativista, os youtubers é que estão ganhando a audiência do público brasileiro. Se em ano sem eleições a situação é assim, imaginem em 2026, com um pleito novamente polarizado e que, até o momento, nem situação, nem oposição têm toda a clareza sobre quem serão os seus candidatos a Presidente da República.

A última do momento é uma denúncia, em todas as mídias possíveis, de falcatruas que vêm acontecendo na CBF e que envolvem, diretamente, sócios de um Ministro do STF e a Primeira Dama Rosângela, a moça do Bairro São Cristóvão, lá de Porto União. Andei muitas vezes de bicicleta naquele bairro entre 1972 e 1977, tinha colegas de trabalho e de faculdade que ali moravam, ia aos dentistas Mário e Francisco Simm, ia ver algum aviãozinho de Aeroporto José Cleto, que era pai da maior fera da nossa turma, o Esoani Parísio Cleto. Meus amigos de lá não gostam de Rosângela, que não apareceu por ocasião das últimas enchentes, tendo ido fazer vídeos no estado gaúcho. Seria falta de empatia para com seu povo, seus antigos vizinhos, seus amigos de infância?

Enquanto isso, Jair Messias convalesce de intervenção cirúrgica abdominal, num procedimento de uma dúzia de horas, em razão de problemas ainda decorrentes da facada que levou de Adélio Bispo, na campanha de 2018 para Presidente da República. Uma cirurgia que exigiu mais de 12 horas de intensa ação de uma equipe médica, em Brasília. E Luiz Inácio viaja para participar de eventos que seu time organiza, onde convidam a companheirada, mas que não consegue reunir mais considerável público. No Rio de Janeiro, foi cobrado por um ferroviário, publicamente, por uma promessa que fez à categoria ainda no Governo Lula II.

Os conservadores brasileiros, por sua vez, estão trabalhando, sem muito estardalhaço, para eleger uma significativa maioria no Senado e na Câmara Federal. Aprenderam que voto é capital, que o grande Poder está em ter o controle do Legislativo para impor-se diante do Executivo e, brevemente, do Judiciário. É um trabalho parecido com o que a Esquerda Brasileira fez nas últimas quatro décadas, para chegar ao domínio da situação política no País. Mas sem estardalhaço, há estratégias, estudos, ações silenciosas.

Conservadorismo em alta – Estive em Chapecó, cidade administrada pelo amigo João Rodrigues, que tem elevada aprovação popular. Na tarde de sábado, vi a derrota da Chape diante do Coritiba, por 2 a 1. O resultado poderia ter sido um empate, mas o time da casa foi muito mal no primeiro tempo. A partir da metade do segundo tempo, houve grande pressão do time da casa sobre os adversários, fizeram um gol e perderem oportunidades de conseguir um empate. Mas os torcedores estarão com o Verdão do Oeste em todas as circunstâncias, nas vitórias ou nas derrotas.

O estádio Arena Condá foi contemplado com uma boa reforma e ganhou gramado sintético. O Prefeito Rodrigues foi aplaudido em seu breve discurso antes da partida, dando o estádio para que seja bem utilizado pela Chapecoense. Ao lado da Arena, há um Centro Cultural formidável, onde, na noite de domingo, presenciei a Cantata de Páscoa, onde, no palco, mais de 350 crianças da Escola Adventista, formavam um coral afinado e alegre, numa performance estupenda. Aplaudi meus netos Ângelo e Beatriz, 7 e 5 anos, entusiasmados pequenos cantores. No quesito, nossa cidade bem que poderia melhorar, lembrando que Luzerna é que tem contemplado seu povo com belas apresentações da gurizada.

*Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

Euclides Riquetti /