Portal Cidadela

ARTIGO

Dia do AMOR!

12/06/2025 às 02:46

Na verdade, Dia do AMOR é todos os dias, porque o AMOR está presente em tudo. E o verdadeiro é de fato o AMOR de mãe... Mas tudo vai se aperfeiçoando e as mães precisam encaminhar seus rebentos para conhecer o seu primeiro AMOR. 

Então quinta-feira dia 12/06 – Dia dos Namorados. Essa data foi escolhida de fato para uma campanha publicitária onde em 1948 o proprietário João Doria tinha uma Agência e, foi contratado pela loja de departamento Clipper para impulsionar as vendas de junho, pois tradicionalmente um mês fraco para vendas no comércio. 

Mas essa data foi inspirada pelo Valentine’s Day com celebração nos USA. Assim Doria com seu tino empresarial desenvolve uma campanha muito bonita que deu resultados positivos. Em seu slogan dizia o seguinte: “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Não se esqueçam amor com amor se paga”.

Sua estratégia deu tão certo que dia 12 de junho foi de fato um dia para comemorar o “AMOR. E sendo junho com festas católicas e juninas e, tendo Santo Antônio casamenteiro esse dia tem até hoje. E atualmente, o Dia dos Namorados já é a terceira data para o comércio no país depois do Natal e Dia das Mães. 

Claro que essa data não é um feriado porque é data normal de calendário apenas com um festejo diferente. É um mês romântico e, apesar das aparências, a ocasião não é só para jovens, mas para muitos casais adultos que aproveitam o momento para impulsionar o relacionamento e o AMOR. 

Nos USA, no Japão e, em vários países da Europa, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro. Então o que é o “AMOR”? Ele é uma emoção complexa que envolve um desejo profundo de bem-estar e felicidade para outra pessoa. E mais do que um simples sentimento onde envolve escolhas e ações que demonstram carinho e cuidado. Ele pode ser entendido em diferentes contextos como amor de mãe, amor familiar, amor pela natureza entre outros. 

Amar é, sobretudo querer o bem do outro de acordo com sua vontade. No limite, amar é ser capaz de se sacrificar pela felicidade de quem se ama. Muito mais do que apenas um sentimento, o coração é uma decisão, é uma deliberação pessoal que envolve não só emoções, mas também a razão e a vontade. 

Ah! O amor é sentimento profundo e poderoso de afeto, respeito e cuidado por outra pessoa, animal ou coisa. Estado totalmente complexo que pode variar em intensidade e forma, e é frequentemente associado a felicidade, alegria e satisfação. Mas também pode haver dores e ciúmes. 

Então viva o AMOR na sua intensidade, cumplicidade, companheirismo e muita PAIXÃO.

Parabéns a todos pela data. Abraços de Gigi Maltez com aquele cuidado ao dirigir, cuidando de si e de todos. Faça sua parte com consciência.

Gigi Maltez / Colunista