13/03/2026 às 01:15
A previsão é de que o prazo de entrega seja de 18 de março a 29 de maio; mas as normas deste ano ainda serão apresentadas
A Receita Federal vai anunciar as novas regras do Imposto de Renda 2026 na próxima segunda-feira (16). O prazo de entrega da declaração deverá ser entre 18 de março e 29 de maio, mas ainda será confirmado.
No último exercício, foram entregues 43,3 milhões de declarações até o prazo final. A expectativa neste ano é de crescimento no volume, reforçando a importância de organização prévia para evitar inconsistências, atrasos e o risco de cair na malha fina.
“Sempre recomendamos que as pessoas se antecipem. Mas o primeiro passo começa com o próprio contribuinte, que precisa separar o quanto antes os documentos e informações que servirão de base para o preenchimento”, alerta Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil.
Nos dias que antecedem a abertura do prazo, é importante reunir documentos e solicitar segundas vias do que estiver faltando. Também é preciso verificar se os informes de rendimentos das fontes pagadoras, instituições financeiras e demais comprovantes necessários foram enviados.
Domingos listou a seguir os principais documentos e informações necessários para o Imposto de Renda 2026 (ano-base 2025), considerando titular, dependentes, cônjuge ou companheiro.
Informes de Rendimentos
Comprovantes e controles de recebimentos
Informes de pagamentos
Na ausência dos informes, será necessário reunir todos os comprovantes de pagamento, como notas fiscais, recibos e boletos.
Comprovantes de pagamentos e deduções efetuadas
Comprovantes de bens e direitos
Dívidas e ônus
Apuração de ganho de capital e renda variável
Informações gerais
Mudanças
Segundo as expectativas, não devem ter mudanças significativas em relação ao ano passado. Em 2025, era obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888.
As medidas aprovadas em 2025, como a ampliação da faixa de isenção para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil e os descontos para quem ganha até R$ 7.350, só passarão a valer na declaração de 2027, porque a entrega de 2026 é referente aos rendimentos obtidos em 2025.
As regras do ano passado
Mario Serafin / Fonte: Receita Federal
A composição da Alesc com o encerramento das eleições proporcionais para o Estado
Votação para o Senado em Santa Catarina
Jorginho Mello é reeleito Governador em Santa Catarina
Eleitos rm Santa Catarina
Deltan Dallagnol diz que está elegível após decisão do TSE no dia do 1º turno.
Mentira da Globo de perna curta!
AXJ faz história no brasileiro escolar e coloca Joaçaba no pódio nacional
Tráfico de drogas em Barra Velha
Candidatos a Deputado Estadual SC – Por Partido - Parte 2