16/05/2025 às 14:17
A Cooperativa Agropecuária Videirense (Coopervil) foi destaque na edição 2025 do Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista (PERC) – Troféu Aury Luiz Bodanese, promovida pelo Sistema Aurora Coop. A cooperativa levou o 2° lugar na categoria geral do Sistema Aurora Coop, já na categoria cooperativa foram outros três troféus nas áreas de leite e suínos.
“O reconhecimento é merecido, a família participa das capacitações que a cooperativa oferece e aplica o aprendizado na propriedade, com resultados excelentes nos produtos. Parabenizamos os três produtores finalistas e convidamos para que mais associados integrados participem dos programas que a cooperativa oferece e assim possam aplicá-los”, destaca o presidente da Coopervil, Luiz Vicente Suzin.
A premiação reconhece os cooperados do Sistema Aurora que alcançam níveis de excelência em suas propriedades a partir da adoção de práticas sustentáveis, preservação ambiental, excelência na gestão, compromisso com a qualidade de vida, melhoria da renda e práticas de intercooperação.
Na premiação geral, Troféu Aury Luiz Bodanese, o produtor Clodomir Piasson, de Videira, conquistou o 2º lugar. Piasson, a esposa e as filhas administram uma propriedade de 39,9 hectares, com suinocultura, produção de leite de vacas holandesas e cultivo de soja. O produtor participou de diversos cursos, como “QT Rural”, “Bem-Estar Animal”, “Conversão Alimentar” e “De Olho na Qualidade”. A associação da família à Coopervil é histórica, uma das primeiras da cooperativa, e foi feita pelo pai de Clodomir, que ganhou a matrícula número 40.
“Eu confesso que não esperava. A gente faz por amor, esse prêmio mostra que estamos no caminho certo. No passado era diferente, agora o temos mais tecnologia, incentivos, assistência técnica, apoio da Aurora Coop e da Coopervil, não estamos sozinhos. É uma história de gerações e eu quero seguir nesse caminho e passar o legado para as minhas filhas”, ressalta Clodomir
A categoria Cooperativa – Coopervil, reconheceu outros dois cooperados, além de Clodomir, que também foi premiado, todos receberam a premiação pelo destaque nas produções de suínos e leite. Em terceiro lugar, ficou o produtor Francisco Pereira Danielewicz, de Ibiam. A segunda colocação foi conquistada por Ivanize Otilia Michels Gaio, de Rio das Antas. Já Clodomir Piasson ficou com o primeiro lugar.
A premiação ocorreu no último sábado, 10, em Chapecó. O reconhecimento bienal promovido pela Aurora Coop contou com a parceria do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Projeto Encadeamento Produtivo e Movimento Excelência SC.
“A Coopervil agradece a todos os empresários rurais que participaram da inscrição do PERC, aos finalistas, a coordenação, equipe técnica, todos os envolvidos, esse é um trabalho realizado por muitas mãos. Agradecemos a Aurora Coop pela oportunidade e por realizar todo o trabalho de desenvolvimento, até chegar ao reconhecimento”, enfatizou Suzin.
Neste ano, 130 propriedades foram inscritas na premiação e, após análise e seleção realizadas pelas cooperativas filiadas, 55 foram visitadas para a avaliação dos auditores. A edição 2025 do PERC premiou 22 empresas rurais.
“É uma satisfação muito grande ver o trabalho dos nossos cooperados ser reconhecido pela prática da boa gestão de suas propriedades, a obtenção de excelentes resultados e fortalecer ainda mais a Aurora Coop. Parabéns a todos os participantes”, comemorou o diretor-presidente da Aurora Coop, Neivor Canton.
Mário Serafin / Fonte: Assessoria de Comunicação Coopervil.
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna