09/05/2025 às 17:26
A AuroraCoop e a Viacredi foram escolhidas para integrar o grupo pioneiro no Brasil do projeto-piloto da Solução Eficiência Energética, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A iniciativa visa o fomento da gestão energética mais sustentável e racional nas cooperativas, aliando inovação, redução de custos operacionais e alinhamento com as práticas ESG.
“O uso consciente e eficiente de energia elétrica é de suma importância para todos. Para nós da Aurora, em que a energia elétrica é um dos insumos com maior custo, qualquer prática de eficiência impacta diretamente na redução dos custos de produção, resultando, então, em um produto final mais barato para todos os consumidores. O Programa de Consultoria em Eficiência Energética vem ao encontro desse assunto, é gratificante ver diversas cooperativas trocando ideias e experiências com o propósito do uso racional e inteligente da energia elétrica”, destaca o coordenador corporativo de engenharia elétrica da Aurora Coop, Anderson Facco.
A energia é um dos principais insumos da economia global, e sua gestão eficiente tornou-se fundamental para a competitividade e sustentabilidade dos negócios. As cooperativas participantes contarão com o suporte técnico de uma consultoria especializada para aprimorar o uso de energia, investir em fontes renováveis, avançar na autossuficiência energética, reduzir custos operacionais e posicioná-las entre as líderes na promoção de práticas sustentáveis. A adesão de Santa Catarina reforça o protagonismo do estado nas pautas de sustentabilidade e competitividade cooperativista.
“Na Viacredi, a eficiência energética é parte essencial da nossa estratégia, alinhada ao nosso compromisso com a sustentabilidade. Com 355 painéis fotovoltaicos e sistema de captação de água da chuva, estamos sempre buscando maneiras de melhorar a nossa estrutura. A consultoria em eficiência energética potencializará ainda mais as nossas operações, oferecendo soluções que aprimoram a eficiência e reduzem custo”, pontua o superintendente administrativo, de compliance e controladoria e riscos da Viacredi, Marcelo Marques.
Para ingressar na Solução, as cooperativas catarinenses precisaram preencher o Diagnóstico ESG Coop, executado pelo SESCOOP/SC, incorporar o uso racional dos recursos em seu planejamento estratégico e estabelecer uma política para o uso de energias renováveis.
“Essa Solução traz mais dois grandes diferenciais competitivos para as cooperativas. O primeiro é a redução de custos operacionais e geração de energia limpa e sustentável a partir da eficiência energética. O segundo é o alinhamento aos padrões globais de ESG, essa temática está cada vez mais valorizada pelo mercado internacional na hora de fechar negócios. Além desses ganhos substanciais, há o fortalecimento da cooperação para um futuro mais resiliente e responsável”, ressalta a coordenadora de sanidade animal da OCESC, Ana Paula Rodrigues.
Em um cenário em que a pressão por responsabilidade climática cresce globalmente, a participação do cooperativismo catarinense no projeto reforça o seu papel estratégico como agente de transformação ambiental e social, como modelo de negócio mais consciente e conectado com os desafios do século XXI.
“Santa Catarina mais uma vez demonstra que cooperar é inovar com responsabilidade. Ser pioneiro na Solução Eficiência Energética é prova de que nossas cooperativas estão preparadas para liderar os grandes temas da atualidade. Energia sustentável, racionalidade no uso de recursos e visão de futuro são compromissos que assumimos para transformar, com eficiência, o presente e o futuro do cooperativismo”, celebra o presidente do Sistema OCESC, Vanir Zanatta.
Mário Serafin / Fonte: Assessoria de Comunicação Interna da OCESC.
Governador cumpre missão oficial nos Estados Unidos para promover Santa Catarina e atrair investimentos
PM prende condutor por placa adulterada e posse de drogas em Luzerna
Coordenadora geral de Relações Internacionais da Unoesc integra a diretoria nacional da Faubai
Cooperativas catarinenses são pioneiras no projeto nacional Solução Eficiência Energética
Contorno do Morro dos Cavalos: Governo quer acelerar obra.
Aumento no número de deputados é novo mau exemplo, diz FIESC
Fim de semana do Dia das Mães será com nova massa de ar frio no Brasil
Frente fria chega com chuvas intensas e temporais em RS, SC, PR, MS e SP
Apreensão de 100 quilos de maconha que ia para Criciúma