09/05/2025 às 17:26
A AuroraCoop e a Viacredi foram escolhidas para integrar o grupo pioneiro no Brasil do projeto-piloto da Solução Eficiência Energética, promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A iniciativa visa o fomento da gestão energética mais sustentável e racional nas cooperativas, aliando inovação, redução de custos operacionais e alinhamento com as práticas ESG.
“O uso consciente e eficiente de energia elétrica é de suma importância para todos. Para nós da Aurora, em que a energia elétrica é um dos insumos com maior custo, qualquer prática de eficiência impacta diretamente na redução dos custos de produção, resultando, então, em um produto final mais barato para todos os consumidores. O Programa de Consultoria em Eficiência Energética vem ao encontro desse assunto, é gratificante ver diversas cooperativas trocando ideias e experiências com o propósito do uso racional e inteligente da energia elétrica”, destaca o coordenador corporativo de engenharia elétrica da Aurora Coop, Anderson Facco.
A energia é um dos principais insumos da economia global, e sua gestão eficiente tornou-se fundamental para a competitividade e sustentabilidade dos negócios. As cooperativas participantes contarão com o suporte técnico de uma consultoria especializada para aprimorar o uso de energia, investir em fontes renováveis, avançar na autossuficiência energética, reduzir custos operacionais e posicioná-las entre as líderes na promoção de práticas sustentáveis. A adesão de Santa Catarina reforça o protagonismo do estado nas pautas de sustentabilidade e competitividade cooperativista.
“Na Viacredi, a eficiência energética é parte essencial da nossa estratégia, alinhada ao nosso compromisso com a sustentabilidade. Com 355 painéis fotovoltaicos e sistema de captação de água da chuva, estamos sempre buscando maneiras de melhorar a nossa estrutura. A consultoria em eficiência energética potencializará ainda mais as nossas operações, oferecendo soluções que aprimoram a eficiência e reduzem custo”, pontua o superintendente administrativo, de compliance e controladoria e riscos da Viacredi, Marcelo Marques.
Para ingressar na Solução, as cooperativas catarinenses precisaram preencher o Diagnóstico ESG Coop, executado pelo SESCOOP/SC, incorporar o uso racional dos recursos em seu planejamento estratégico e estabelecer uma política para o uso de energias renováveis.
“Essa Solução traz mais dois grandes diferenciais competitivos para as cooperativas. O primeiro é a redução de custos operacionais e geração de energia limpa e sustentável a partir da eficiência energética. O segundo é o alinhamento aos padrões globais de ESG, essa temática está cada vez mais valorizada pelo mercado internacional na hora de fechar negócios. Além desses ganhos substanciais, há o fortalecimento da cooperação para um futuro mais resiliente e responsável”, ressalta a coordenadora de sanidade animal da OCESC, Ana Paula Rodrigues.
Em um cenário em que a pressão por responsabilidade climática cresce globalmente, a participação do cooperativismo catarinense no projeto reforça o seu papel estratégico como agente de transformação ambiental e social, como modelo de negócio mais consciente e conectado com os desafios do século XXI.
“Santa Catarina mais uma vez demonstra que cooperar é inovar com responsabilidade. Ser pioneiro na Solução Eficiência Energética é prova de que nossas cooperativas estão preparadas para liderar os grandes temas da atualidade. Energia sustentável, racionalidade no uso de recursos e visão de futuro são compromissos que assumimos para transformar, com eficiência, o presente e o futuro do cooperativismo”, celebra o presidente do Sistema OCESC, Vanir Zanatta.
Mário Serafin / Fonte: Assessoria de Comunicação Interna da OCESC.
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna