Portal Cidadela

POLÍCIA

Contrabando de vinho e outras mercadorias

16/06/2025 às 18:19

Mercadorias estrangeiras são apreendidas em Novo Horizonte

Durante uma barreira policial realizada no município de Novo Horizonte, neste sábado, 14, por volta das 9h, guarnições da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) abordaram um caminhão transportando mercadorias de origem estrangeira, sem o devido desembaraço aduaneiro.

Durante fiscalização do veículo com placas de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, os policiais constataram o transporte irregular de 272 garrafas de vinho, além de perfumes e outros produtos.

Diante da constatação do crime de descaminho, o caminhão e as mercadorias foram apreendidos. O motorista, um homem de 24 anos, após os procedimentos cabíveis, foi orientado e liberado no local. A ação integra as atividades de repressão a ilícitos transfronteiriços na região.

Fonte: 4ºCRPM/30ºBPM/3ªCia – 3ª Companhia - São Lourenço do Oeste - Por Soldado Lorys Karine Kuhnen Dummel Pascoal

Abordagem veicular resulta na apreensão de carga de vinho 

Na manhã de segunda-feira, 16, por volta das 6h, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou a apreensão de uma carga irregular de vinhos na rodovia BR-373, nas proximidades do trevo de acesso ao município de Salgado Filho, em Dionísio Cerqueira. A ação integra as atividades da Operação Protetores de Divisas e Fronteiras, que visa combater os crimes transfronteiriços na região de fronteira com a Argentina.

Durante patrulhamento ostensivo, a guarnição policial visualizou um veículo, emplacado em Barracão, Paraná, transitando com a suspensão visivelmente rebaixada, o que levantou suspeita quanto ao transporte de carga irregular. Foi dada ordem de parada ao condutor, que inicialmente não acatou, sendo abordado após acompanhamento tático.

No interior do automóvel, os policiais localizaram diversas caixas com vinho, acondicionadas no porta-malas e sobre os bancos. O condutor, um homem de 42 anos, de nacionalidade estrangeira, permaneceu em silêncio ao ser questionado sobre a origem e o destino da mercadoria, além de não apresentar documentação fiscal ou comprovação de regularização aduaneira.

Após conferência, foram contabilizadas 474 garrafas de vinho de diferentes marcas. Diante dos fatos, a carga e o veículo foram apreendidos, com apoio de guarnição policial do Estado do Paraná.

A Polícia Federal de Dionísio Cerqueira foi acionada e orientou pela apreensão da mercadoria, com entrega à Receita Federal. Os itens foram formalmente recepcionados e lacrados para os trâmites legais. O condutor foi orientado e liberado no local.

Fonte: 9ºCRPM/36ºBPM – 36º Batalhão da Polícia Militar - Dionísio Cerqueira - Por 3º Sargento Gisele Trentin de Castro

/