01/07/2025 às 01:00
Joaçabense Roberto Francisco Wesoloski (Betinho) será agraciado com a Comenda do Mérito Desportivo de Santa Catarina
Em reconhecimento à sua trajetória e contribuição ao desenvolvimento do esporte catarinense, o joaçabense e ex-atleta Roberto Francisco Wesoloski, o Betinho, será agraciado com a “Comenda do Mérito Desportivo”. A honraria será entregue pelo Conselho Estadual de Esporte (CED), em solenidade no dia 10 de julho, em Blumenau (SC).
Betinho se destaca pela dedicação e pelos relevantes serviços prestados a favor do esporte municipal, estadual e nacional. Além de idealizador, fundador e primeiro presidente da Associação Joaçabense de Voleibol (AJOV), entidade comendadora do Desporto Catarinense desde 1996, ele atuou como superintendente da Fundação de Cultura e Esporte de Joaçaba de 2009 a 2011. Em 2009, foi proponente da legislação que criou o “Sistema Esportivo de Joaçaba”, incluindo a Lei Geral do Esporte, o Bolsa Atleta, o Fomento Esportivo, o Conselho e o Fundo Municipal de Esporte.
Também presidiu o Conselho Municipal de Esporte de Joaçaba de 2010 a 2012 e foi membro do CED de 2015 a 2019, contribuindo significativamente para a formulação de políticas públicas esportivas. Ele propôs matérias no Conselho Estadual que culminaram na aprovação das Leis Estaduais nº 17.828/2019 e nº 17.920/2020, que demonstram o compromisso com a promoção e regulamentação do esporte no estado.
Das principais colaborações ao desporto, a idealização do projeto “Bom de Bola, Bom de Escola”, que, desde 1998, atende crianças e adolescentes do Meio Oeste catarinense. Betinho também teve importante atuação no desenvolvimento da carreira de atletas renomadas como Natália Zilio Pereira, campeã olímpica de voleibol, e da paratleta Aline dos Santos Rocha, única mulher brasileira a competir em Paraolimpíadas de Verão e Inverno.
Como atleta, Betinho foi campeão Catarinense de Voleibol na categoria infanto-juvenil pela SER Sadia de Concórdia em 1986. No mesmo ano, em Goiânia (GO), representou Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Seleções de Voleibol, também na categoria infanto-juvenil, alcançando a terceira colocação. Competiu ainda nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) e em várias edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), representando as cidades de Joaçaba e Florianópolis.
Além da carreira esportiva, ele possui formação acadêmica diversificada. É graduado em Odontologia e pós-graduado em Radiologia e Imagiologia, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e mestre na área pela São Leopoldo Mandic de Campinas. Também atuou como professor nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Odontologia na Unoesc Joaçaba, de 2000 a 2017. Por fim, é graduado em Direito e pós-graduado em Administração Desportiva, ambos pela Unoesc, e está cursando Educação Física pela Uniasselvi.
Saiba mais
Uma das mais significativas honrarias do esporte, a “Comenda do Mérito Desportivo” foi instituída em 1994 e homenageia personalidades e instituições que colaboraram para a construção e valorização do esporte em Santa Catarina.
“O título de Comendador do Esporte Catarinense é honroso e um importante reconhecimento, que reflete anos de dedicação em prol do legado esportivo de Santa Catarina”, enaltece Betinho, lembrando que a homenagem também foi destinada a Rudy José Nodari (in memoriam) em 1995.
Mayelle Hall / Fonte: AJOV
DESABAFO
Santa Catarina tem taxa de desemprego menor do que todos os países do G7
Medidas ao tarifaço são importantes no curto prazo, mas paliativas, diz Fecomércio
Morte de criança de 4 anos leva à prisão da mãe e do padrasto em SC
Réu é condenado a mais de 63 anos de prisão por crimes sexuais contra enteada
Homem que estava desaparecido há 3 meses foi encontrado morto no interior de Concórdia
Unoesc homenageia colaboradores pelo tempo de serviço prestado
Bebeu, bateu e PM prendeu, em Joaçaba
Polícia Militar prende dois homens por roubo contra motorista de aplicativo em Joaçaba e Luzerna