Portal Cidadela

ESPORTES

Betinho recebe o título de Comendador do Esporte Catarinense

11/07/2025 às 19:05

O joaçabense e ex-atleta Roberto Francisco Wesoloski, o Betinho, recebeu, na noite de quinta-feira (10), um dos maiores títulos do desporto catarinense: a “Comenda do Mérito Desportivo”. A reverência foi entregue pelo Conselho Estadual de Esporte (CED), em solenidade realizada em Gaspar.

Dos oito novos comendadores, cinco são pessoa física, uma in memoriam e duas pessoas jurídicas. Eles foram reconhecidos pelas trajetórias e contribuições ao desenvolvimento e valorização do esporte em Santa Catarina. As honrarias referem-se ao ano de 2024.

“É uma honra e uma grande responsabilidade suceder Rudy José Nodari (in memoriam), que era o Comendador do Esporte na região. Uma pessoa que foi inspiração à minha trajetória”, ressalta Betinho, acrescentando que o objetivo é continuar servindo ao desporto catarinense, colaborando à formulação de políticas públicas. “A minha maior bandeira sempre foi o fortalecimento do trabalho de formação e base”.

Betinho agradece todos os que incentivaram e colaboraram para a conquista, em especial à família, que acompanhou todos os momentos da trajetória de 40 anos dedicada ao esporte. “O reconhecimento não é apenas do Roberto Francisco Wesoloski, mas de todos os que estiveram presentes na construção dessa caminhada”, enaltece.

Trajetória

Betinho se destaca pela dedicação e pelos relevantes serviços prestados a favor do esporte municipal, estadual e nacional. Além de idealizador, fundador e primeiro presidente da Associação Joaçabense de Voleibol (AJOV), entidade comendadora do Desporto Catarinense desde 1996, ele atuou como superintendente da Fundação de Cultura e Esporte de Joaçaba de 2009 a 2011. Em 2009, foi proponente da legislação que criou o “Sistema Esportivo de Joaçaba”, incluindo a Lei Geral do Esporte, o Bolsa Atleta, o Fomento Esportivo, o Conselho e o Fundo Municipal de Esporte.

Também presidiu o Conselho Municipal de Esporte de Joaçaba de 2010 a 2012 e foi membro do CED de 2015 a 2019, contribuindo significativamente para a formulação de políticas públicas esportivas. Ele propôs matérias no Conselho Estadual que culminaram na aprovação das Leis Estaduais nº 17.828/2019 e nº 17.920/2020, que demonstram o compromisso com a promoção e regulamentação do esporte no estado.

Das principais colaborações ao desporto, a idealização do projeto “Bom de Bola, Bom de Escola”, que, desde 1998, atende crianças e adolescentes do Meio Oeste catarinense. Betinho também teve importante atuação no desenvolvimento da carreira de atletas renomadas como Natália Zilio Pereira, campeã olímpica de voleibol, e da paratleta Aline dos Santos Rocha, única mulher brasileira a competir em Paraolimpíadas de Verão e Inverno.

Como atleta, Betinho foi campeão Catarinense de Voleibol na categoria infanto-juvenil pela SER Sadia de Concórdia em 1986. No mesmo ano, em Goiânia (GO), representou Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Seleções de Voleibol, também na categoria infanto-juvenil, alcançando a terceira colocação. Competiu ainda nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) e em várias edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), representando as cidades de Joaçaba e Florianópolis.

Além da carreira esportiva, ele possui formação acadêmica diversificada. É graduado em Odontologia e pós-graduado em Radiologia e Imagiologia, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e mestre na área pela São Leopoldo Mandic de Campinas. Também atuou como professor nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Odontologia na Unoesc Joaçaba, de 2000 a 2017. Por fim, é graduado em Direito e pós-graduado em Administração Desportiva, ambos pela Unoesc, e está cursando Educação Física pela Uniasselvi.

Mayelle Hall / Fonte: Ascom AJOV