Portal Cidadela

BADMINTON

Badminton: Brasil é bronze no Pan-Americano com vitória da Dupla Feminina Joaçabense

23/07/2025 às 20:09

O Brasil esteve no pódio do Campeonato Pan-Americano Júnior 2025 de badminton. A conquista foi no segundo sábado do mês, 12, na Guatemala, e repercutiu na sessão de quarta-feira, 23, na Câmara de Vereadores de Joaçaba, parabenizando o feito das joaçabenses. A equipe brasileira fez uma bela exibição contra o México na disputa do terceiro lugar da competição. Com uma vitória por 3 a 1, o Brasil assegurou a medalha de bronze.

O duelo começou com a partida de duplas mistas. Fhelipe Santos e Vivian Iha enfrentaram Juan Torres e Mayté Macias. Os mexicanos venceram o jogo por 21/13 e 21/15 e garantiram o primeiro ponto. Em seguida, veio o jogo feminino de simples. Juliana Murosaki empatou o confronto, após derrotar Ivanna Puente em sets diretos em um duplo 21/14. E na sequência, Joaquim Mendonça colocou o Brasil em vantagem. Ele superou Erick Trujillo por 21/16 e 21/18 no confronto masculino de simples.

Para fechar a disputa do bronze, vieram dois jogos de duplas. Para começar, Juliana Murosaki e Leticia Andres jogaram contra Mayté Macias e Isabella Puentenas nas duplas femininas. As mexicanas chegaram a liderar o marcador nas duas parciais. Mas a dupla do Brasil conseguiu a virada nos dois sets e venceu o jogo por 21/18 e 21/18.

Disputa de bronze - Pan-Americano Júnior de Badminton:

Dupla mista - Fhelipe Santos/Vivian Iha 0 x 2 Juan Torres/Mayté Macias (13/21 e 15/21)

Simples feminino - Juliana Murosaki 2 x 0 Ivanna Puente (21/14 e 21/14)

Simples masculino - Joaquim Mendonça 2 x 0 Erick Trujillo (21/16 e 21/18)

Dupla feminina - Juliana Murosaki/Leticia Andres 2 x 0 Mayté Macias/Isabella Puente (21/18 e 21/18)

Dupla masculina - Bruno Alonso/Joaquim Mendonça 0 x 0 Juan Montoya/Juan Torres

Gratidão e apoio

No seu perfil no Instagram, Letícia Andres dá uma demonstração de grandeza, agradecendo seus familiares e também técnicos a sua despedida na categoria. Veja o Post de Letícia:

Meu último ano de Pan Junior e saio da competição muito feliz e satisfeita. Representar o Brasil em uma competição internacional é um privilégio imenso, mas junto vem uma grande responsabilidade, fazia 2 anos que o Brasil não subia ao pódio e no nosso último ano conseguimos a medalha tão esperada. Na competição individual, infelizmente a medalha não veio, mas levo comigo um aprendizado enorme e ainda mais vontade de evoluir. Agradeço à @badminton_amob e ao meu técnico @anderson.amob por cada hora de treino, por todo o esforço, dedicação e confiança. Obrigada também à @fabianadasilva1 e ao @wendelbadminton que estiveram ao meu lado durante esse período, me apoiando em tudo. Do fundo do coração, obrigada à minha mãe @andrea_o_p , que mesmo de longe esteve presente comigo em todos os momentos, me ajudando e acreditando sempre. E claro, à minha família, que é minha base e está sempre torcendo por mim. Um agradecimento especial ao @brunofisio9 e o @zedepaula que fazem um trabalho fundamental. Por fim, obrigada às minhas duplas, @j_murosaki e @jokamendonca pelos jogos incríveis, Ju foi muito especial participar dessa viagem com você, só a gente sabe o quanto queríamos essa medalha e finalizar essa competição ganhando a dupla feminina contigo foi inesquecível e não poderia ser diferente. Obrigada a todos que me fizeram chegar nesse momento, agradeço à @cbbd_oficial pela convocação e pela oportunidade de representar o Brasil mais uma vez”.

/ Fonte: CBBD