29/04/2025 às 17:57
A Assembleia Legislativa (Alesc) aprovou hoje, em plenário, o Projeto de Lei nº 0367/2023, de autoria do deputado Neodi Saretta (PT), que regulamenta a atuação dos guias de turismo em Santa Catarina. A proposta representa um avanço importante para o setor turístico catarinense, ao reconhecer legalmente a profissão e estabelecer critérios técnicos para seu exercício, destacou.
Segundo o texto aprovado, somente profissionais devidamente cadastrados no Cadastur, sistema do Ministério do Turismo, poderão exercer a atividade. A medida visa garantir qualidade nos serviços prestados, segurança aos visitantes e valorização dos profissionais que atuam diretamente na promoção do patrimônio histórico, cultural e natural do estado.
Para o deputado, a aprovação do projeto é uma vitória para o turismo e para os trabalhadores da área. Santa Catarina é um dos principais destinos turísticos do Brasil, e os guias são peças-chave nesse processo. Precisamos oferecer condições dignas de trabalho e assegurar que o serviço prestado seja feito com qualificação e responsabilidade, disse.
O projeto também abre espaço para a fiscalização mais eficiente da atividade, além de combater o exercício ilegal da profissão, protegendo os turistas e fortalecendo a imagem do estado como um destino profissional e confiável.
Com a regulamentação, espera-se fomentar o turismo sustentável e estruturado, gerando mais oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento econômico regional.
Agora, o PL segue para sanção do governador.
Foto: Bruno Collaço/Agência AL
/
Joaçaba Futsal recebe o Foz Cataratas neste sábado pela Liga Nacional
Mulher é presa por tráfico de drogas em Campos Novos.
Pronta resposta: “Roubou e não carregou”
Descumprimento de Ordem Judicial em Joaçaba e Bebum ao volante em Luzerna
Estrada Boa Rural: governador Jorginho Mello lança programa de R$ 2,5 bilhões, em Joaçaba
MPSC ajuíza ação civil pública contra Município de Videira
Mulher acusada de matar e congelar o marido vai a juri em agosto
Grave acidente em colisão entre carreta e caminhão na BR-282
Matou companheira na frente da filha e vai ficar 37 anos na prisão