29/04/2025 às 17:57
A Assembleia Legislativa (Alesc) aprovou hoje, em plenário, o Projeto de Lei nº 0367/2023, de autoria do deputado Neodi Saretta (PT), que regulamenta a atuação dos guias de turismo em Santa Catarina. A proposta representa um avanço importante para o setor turístico catarinense, ao reconhecer legalmente a profissão e estabelecer critérios técnicos para seu exercício, destacou.
Segundo o texto aprovado, somente profissionais devidamente cadastrados no Cadastur, sistema do Ministério do Turismo, poderão exercer a atividade. A medida visa garantir qualidade nos serviços prestados, segurança aos visitantes e valorização dos profissionais que atuam diretamente na promoção do patrimônio histórico, cultural e natural do estado.
Para o deputado, a aprovação do projeto é uma vitória para o turismo e para os trabalhadores da área. Santa Catarina é um dos principais destinos turísticos do Brasil, e os guias são peças-chave nesse processo. Precisamos oferecer condições dignas de trabalho e assegurar que o serviço prestado seja feito com qualificação e responsabilidade, disse.
O projeto também abre espaço para a fiscalização mais eficiente da atividade, além de combater o exercício ilegal da profissão, protegendo os turistas e fortalecendo a imagem do estado como um destino profissional e confiável.
Com a regulamentação, espera-se fomentar o turismo sustentável e estruturado, gerando mais oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento econômico regional.
Agora, o PL segue para sanção do governador.
Foto: Bruno Collaço/Agência AL
/
Em debate: Melhoria das condições de vida dos animais em Santa Catarina
PM recaptura foragido da justiça em Herval d'Oeste
A Polícia Civil deflagra 1ª fase da operação “Tiger” (roubo e adulteração de veículos)
Moeda falsa, porte de arma branca e posse de entorpecente.
Marilisa Boehm governadora até o próximo dia 17 de maio de 2025
Governador cumpre missão oficial nos Estados Unidos para promover Santa Catarina e atrair investimentos
PM prende condutor por placa adulterada e posse de drogas em Luzerna
Coordenadora geral de Relações Internacionais da Unoesc integra a diretoria nacional da Faubai
Cooperativas catarinenses são pioneiras no projeto nacional Solução Eficiência Energética